quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Miniconto: A centopeia e a coruja




Quem me acompanha por aqui já sabe que... AMOOOOOO contar histórias, sejam de grandes escritores ou vindas do meu mundo de criação literária. Por isso, foram lançados 2 livros e neles compartilho mais de 25 contos terapêuticos.

Sim, o primeiro livro foi ‘’Contos Terapêuticos: À Procura de Respostas’’ e o segundo foi ‘’Contos Terapêuticos: A Roda Gigante e outras histórias’’ com selo da editora Paka-Tatu.

Bem, mas vamos ao que interessa! Aqui, vou compartilhar mais um miniconto que contei recentemente a uma paciente durante uma sessão terapêutica...Criei na hora e acredito que foi muito pontual! 

Na verdade, os contos que ‘’conto’’ no hospital fazem parte de mais um recurso de intervenção que utilizo nos meus atendimentos, pois possuem objetivos bem definidos no planejamento de atendimento que defino como intervenção.

Vamos lá!

Uma das minhas criações...Compartilho com você!!!

** A centopeia e a coruja 

_ Ôoooooooo dona centopeia tenho visto a senhora nos seus passeios pela floresta sempre muito apressada.Tire uma  dúvida, por favor! (falou a dona coruja)

_  Qual minha amiga?
_ Você anda para frente ou para trás? E sua cabeça está atrás ou na frente?
_  (... )
_ Você me entendeu?
_Sim, mas não tenho como falar,pois nem eu sei a resposta! Assim que souber falo! Tchauuuuu....

Os dias se passaram! A noite embalou as estrelas. O sol aqueceu as folhas úmidas. Um dia, dois e três. A centopeia pensava sem parar. Não dormiu e nem comeu. O tempo passou. Já duvidava de si.Não saiu mais de casa. Numa tarde de domingo, ela não morava mais na sua casa na árvore e sim era moradora da terra por tempo definitivo.

Existe um ‘’para refletir’’? Sim, é foi neste miniconto e no "para refletir" que a sessão terapêutica foi encerrada com uma das ‘’falas’’ finais da paciente após reflexão do conto: Ela disse... Que nunca tinha duvidado da sua fé.Que andou muitas vezes para frente e para trás e  finalizou: ''Sou uma mulher de muita fé...Hoje!''.

Lá vai uma perguntinha: Você está indo para frente ou para trás em sua vida?

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem: TopBiologia (centopeia azul) 
**Conto registrado na Biblioteca Nacional