domingo, 26 de maio de 2019

Conto sobre sabedoria (lenda Árabe)


Bem, quem me acompanha por aqui, sabe que estou compartilhando alguns contos com reflexões terapêuticas.Demonstrando o poder dos ''Contos Terapêuticos". Pois bem, tenho contado para os pacientes nas enfermarias, mas em especial para o paciente traqueostomizado e que já está há mais de um mês em um leito de UTI.

A comunicação dele é muito difícil, pois tentar falar com a ‘’traquio’’ causa desconforto imensos, mas durante as contações de histórias ele tenta ‘’falar’’. Sempre no ‘’Para Refletir’’ e ‘’Moral da história para ele’’.

Balança a cabeça. Sorri. Tenta levantar os braços que, vira e mexe, estão edemaciados (muito liquido retido devido falta de movimento) e tenta expressar sua opinião com uma voz rouca e baixa quanto ao conto, dando assim sua devolutiva.

Bem, minha proposta do dia da contação foi: Falar que devemos pedir sabedoria para Deus para enfrentar situações difíceis, e, assim, o conto começou... Era uma vez... Um rapaz que era pastor e desejava ser Rei... Pedia muito para Deus até que um dia achou uma lâmpada mágica. Sabia dos 3 pedidos, mas não sabia o que pedir.

Foi perguntando daqui e dali. Uns diziam: saúde e outro dinheiro. Só um velho sábio disse: ’’Peça sabedoria!’’. E assim ele fez e ganhou fortuna, exército e a coroa. Daí, perguntei para ele: ’’Você sabe quais foram foi os outros 2 pedidos?’’.

Ele fez ‘’cara e boca’’ de não sei! Ele pediu; Justiça e Fé e por isso, foi o rei mais próspero e justo de todo os reinos.

Moral da história: A sabedoria leva às grandes conquistas.

Moral para o paciente: Peça a Deus a sabedoria para viver um dia de cada vez por aqui, antes de fazer os dois últimos pedidos.

Alda de Cássia
*Imagem: Somos todos UM