quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DVD: Palestras de Aprofundamento - Alquimia da dor


Muito interessante a palestra do padre Fábio de Melo, na "Canção Nova". O tema Alquimia do Amor, proferida em 2007. Apesar do ‘’tempo’’, é muito atual.

 Ele primeiro fala sobre a fé, menciona que não é o número de vezes que você vai à missa que " vai salvá-lo" e sim deixar "a missa entrar em você. A missa deve ter finalidade’’.

É preciso entender, que devemos nos renovar pelas palavras de fé. O importante é que, as palavras ditas devem transformar o outro em uma pessoa melhor. Assim padre Fábio de Melo propõe.

Acredito que, só seja possível quando ‘’Deus entra pela porta do nosso coração e faz morada’’. Daí, palavras de amor, de esperança e fé ditas ao outro, ‘’saem da nossa boca, ‘’vindo do coração.

Lindo foi quando ele disse: "Quando se acende uma vela com fé, ela deve nos iluminar por dentro’’.O sofrimento, segundo ele, vem ‘’alertar para as coisas que devem se modificadas pois, estão erradas.’’



Aqui, deixo a letra  e o vídeo de uma das suas músicas, que ele cantou para ’‘dar forças’’ as suas palavras. Que por sinal, gosto muito e acredito... ''Não desista do amor, não desista de amar...''

                                             

                                             Não desista do amor




Eu sei que é difícil esperar
Mas Deus tem um tempo pra agir e pra curar
Só é preciso confiar

Se a cruz lhe pesa
Não é pra se entregar 
mas pra se aprender amar
Como alguém que não desiste

A dor faz parte do cultivo desta fé
Pois só sabe o que se quer
Quem luta para conseguir ser feliz
Não desista do amor, não desista de amar
Não se entregue a dor porque ela um dia vai passar
Se a cruz lhe pesou e quer se entregar
Tal como Cirineu, Cristo vai lhe ajudar.

Vamos lá! Vamos continuar... Porque, ele faz a relação com a alquimia? Ele diz que, a alquimia é um processo de transformação. A dor nos transforma.

Outra reflexão que fala sobre a relação entre sofrimento e dor onde, para ele ’A mais feliz das mulheres. O mais feliz dos homens sempre possui dificuldades para vencer. Se não, ele não consegue ser feliz, caso contrário, a felicidade seria infértil’’.

Enfim, ele conta das dificuldades que passou junto com a mãe e os irmãos. As humilhações sofridas, porém só por meio das dificuldades e dos sofrimentos ele chegou onde chegou e não abriria mão deste processo de transformação.

Bjs,
Alda

* Imagens Google

https://youtu.be/FeRY5lLQenM   (Música do Pe.Fábio de Melo -Não desista do Amor)