sábado, 15 de abril de 2017

O poder do Conto Terapêutico – O Coelho Tip Top

*Imagem*
Vou compartilhar aqui no blog hoje, uma vivência terapêutica que aconteceu esta semana durante uma sessão de terapia. É de uma paciente que estava desmotivada em seu tratamento. Sim, ela estava já há quase 14 dias fazendo tratamento de uma pneumonia.

Não tinha familiares por perto, só uma vizinha que aparecia de vez em quando. Os outros pacientes e acompanhantes faziam companhia, mas nada que a deixasse motivada a acreditar que ela só estava passando por uma fase.
Bem, durante as sessões de terapia ocupacional, eu contava meus ‘’contos terapêuticos’’ e ela simbolizava por meio de atividades terapêuticas o seu entendimento.

Entre uma reflexão e outra e entre uma análise e ponderações, ela tentava elaborar a doença e o adoecer. Bem, contei recentemente a história do ‘’Coelho Tip Top’’, um conto que criei em alusão à Páscoa, porém com uma reflexão final sobre o cuidado com a saúde que todos deveríamos ter para evitar o adoecimento.

Nesse dia fiz uma atividade grupal. O que aconteceu? Ela não conseguiu prestar atenção no conto, pois estava ‘’de olho’’ no edema em sua mão direita.

 Após a contação da história, foi feita também uma reflexão com ênfase na situação do adoecimento do corpo. Entre tantos aspectos, os aspectos cognitivos foram trabalhados como: atenção, concentração, entre outros.

Ao perguntar se ela tinha prestado atenção no conto, ela disse: "Na verdade, não! Estou preocupada com esta água que sai da minha mão e do inchaço. Será que vai parar?’’

Bem, depois de explicar o porquê do edema e orientar a melhor posição para deixar a sua mão, ela sorriu e ficou ‘’sem graça’’, pois a outra paciente de enfermaria foi logo dizendo: "Eu prestei atenção na história toda e respondi, já que vou contar para as minhas netas. Eu sempre conto histórias para elas’’.

Enfim, deixei uma mensagem de reflexão para as pacientes e acompanhantes: ‘’O adoecimento do corpo muitas vezes vem do descaso com o cuidado com ele, mas assim como o ‘’Coelho Tip Top’’ aprendeu uma lição, todas nós devemos ‘’fechar a porta do corpo’’ e não dizer: ‘’Tava aberta! Entrei!’’

 Bjs,
Alda 

 *Imagem: tempo de creche