quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Controle do Diabetes.

                                  
Hoje, o assunto é o ‘’Controle do Diabetes’’. Por isso, vou falar de um livro muito interessante: ’’Guia da Clínica Mayo, sobre o controle do Diabetes – Como prevenir, controlar e viver bem com o Diabetes’’.

Levante a mão quem não têm um amigo ou um parente que possui diabetes? Nós temos!!Por isso, conhecer sobre essa doença, que atingem idosos e crianças, é muito importante.

Bom, eu e a mana abençoada, não somos diabéticas, mas nosso pai ‘’caiu nas garras do estraga prazer de comer doces’’(rs)

Não vamos dizer que é rígido o seu controle, porque não é verdade! Por que, ‘’vira e mexe’’, ele cai no ‘’pecado da gula doce’’(rs).

Então, vamos lá!! O que é diabetes? Li que o diabetes necessariamente não é uma doença em si e sim: ‘’um grupo de doenças que afetam o modo como o seu organismo utiliza a glicose do sangue, frequentemente chamada de açúcar sangüíneo’’.

É importante frisar que, o corpo precisa da glicose, do açúcar para gerar energias para as células, os músculos e os tecidos’’.

Por isso, a privação de açúcar no sangue pode causar mal estar e até desmaio. E dizemos que a pessoa está com hipoglicemia... Nessa hora, ‘’sai todo mundo ‘’ correndo atrás de açúcar ou um bombom para acudir a ‘’desfalecida’’(rs).

Bom, não vou me estender muito por aqui sobre este assunto, até porque vai ficar muito científico. Então, vou colocar tópicos para conhecimento e esclarecimento. Ok?

Uma pergunta que ouço no hospital: ’’Como é que o médico sabe que sou diabética. Eu não era!’’ O certo, é que além do exame do hemograma existem também os sinais e sintomas. 

Aqui, a sinalização do livro:

Sintomas:
‘’Os sintomas variam quando se desenvolvem  a partir de uma persistente alta dos níveis de glicose no sangue.Dois sintomas clássicos que ocorrem na maioria das pessoas com a doença são: o aumento da sede e freqüente necessidade de urinar’’.

Os sinais são:
*    Fome constante;
*    Perda de peso inexplicável;
*    Ganho de peso (mais comum no tipo 2);
*    Sintomas pseudogripais,incluindo fraqueza e fadiga;
*    Visão embaçada;
*    Cicatrização lenta de cortes e lesões;
*    Formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e pés;
*    Infecções recorrentes nas gengivas ou na pele;
*    Infecções recorrentes na vagina ou na bexiga.

Tratamento:
*    Checkup anuais;
*    Monitoração da glicose;
*    Redução do peso;
*    Dieta adequada;
*    Atividades físicas selecionada;
*    Medicação.

O certo de um modo geral é buscar fazer exames médicos periódicos, controlar o peso e buscar sair do sedentarismo.
Dica de hoje!

Bjs,
Alda