segunda-feira, 16 de junho de 2014

Equilíbrio para a DERROTA e para a VITÓRIA.





Na Revista: "Ciência & Vida PSIQUE" encontrei um artigo muito interessante e que vem ao encontro de um tema muito atual: Futebol e Copa do Mundo.

A entrevista foi realizada por um jornalista, com o psicólogo João Ricardo Cozac, que tem uma experiência de mais de 18 anos na área esportiva, que colaborou com a Revista Psique com um assunto que se encontra muito atual da editora Escala.

Fiquei interessada neste assunto porque, gosto de futebol, principalmente quando o nosso time de coração ’’Remo’’ ganha do seu rival ‘’Paysandu’’.

Alguns de meus pacientes tinham um jeito de expressar o seu amor pelo seu time assim: ’’Sou Papão (Paysandu) doente!’’ e eu rebatia: ’’Sou Leão (Remo) saudável!’’(rs)

Bom, tenho que ser imparcial aqui. Então, vamos falar sobre o BRASIL, nosso time de coração. Meu e da "mana abençoada" e de você, não é verdade?

Infelizmente, assisto pela televisão a falta de equilíbrio psicológico e emocional para lidar com a vitória e com a derrota.

Quem ganha, ‘’provoca’’ quem perde. E quem perde, ‘’hostiliza’’ quem ganha. São atitudes que demonstram que os jogadores hoje estão despreparados para lidar com a vitória e com a derrota. E, este fato, reflete na arquibancada com os torcedores, que vendo o mau exemplo em campo dos jogadores ‘’’compram’’ a briga levando a um ‘’cenário de violência generalizada’’.

Para o psicólogo Cozac, existe um não saber ganhar e um não saber vencer. Fala do desequilíbrio psicológico e emocional dos jogadores, que reflete no campo, muito antes de iniciar a partida.

Ele inicia o texto falando da derrota do Brasil na Copa da África do Sul,onde o Brasil era favorito ao titulo Mundial, mas que, segundo ele, já entrou em campo derrotado pelo desequilíbrio psicológico e emocional.

Não sei quanto a você, mas nós concordamos com ele. Naquele jogo contra a Holanda, vimos um time apático, sem união e ‘’Raça’’.

Segundo ele: ’’O despreparo psicológico e emocional ficou claro desde o momento em que a seleção chegou à África. Na partida contra a Holanda, especificamente, o comportamento coletivo demonstrou falta de concentração, altos níveis de ansiedade, profunda impaciência e baixa capacidade de comunicação dentro de campo’’.

A copa do Mundo aqui no Brasil é ‘’Nossa’’. É o nosso desejo de sermos HEXACAMPEÕES. Por isso, estamos nos equilibrando para saber ‘’vibrar de emoção’’, sem ‘’infartar do coração’’.(rs)

Então, desejamos:
RELAX na mente e EXPLOSÃO de talento no campo!!
Vai Brasillllllllllllllllll....

Bjs Alda e Vitória