sábado, 16 de fevereiro de 2019

‘’Minha orelha está quente... Estão falando mal de mim’’





Por incrível que pareça... Cresci ouvindo: ‘’Minha orelha está quente... Estão falando mal de mim’’.Crendice popular...Sei lá, mas acreditava. Bem, fui pesquisar e não foi que encontrei uma boa explicação! Uhuuu...Vamos lá!Segundo um artigo na revista ‘’Viva Sáude’’ na seção ‘’ Os seus porquês ‘’.

Pois bem, o artigo é do Fábio Freire José, especialista em Clínica Médica e em Medicina de Urgência pelo Conselho Federal de Medicina. Sabe por que as orelhas ficam ‘’quentinhas’’? Aquela sensação de queimação? Não??? Ok! Vou contar então. Cuidado para que elas não virem ‘’torresmo’’. (rsrs)

Segundo o dr.Fábio, a orelha é uma região irrigada, ou seja, possui vários vasos sanguíneos onde o sangue passa de um ponto para o outro. Ok até aí? Então, vamos continuar... Alguns vasos dilatam, por isso a sensação de queimação superficial, chamado de vasodilatação.

Sabe quando ocorre? Quando passamos por uma situação de ‘’extrema emoção ou constrangimento’’, mas ele faz um alerta: caso a sensação seja em outras partes do corpo é preciso procurar um Clínico Geral, pois pode ser ‘’indício de alguma doença vascular’’.

Bjs,
Alda de Cássia

 * Imagem: Segredos do Mundo - R7.com