sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Livro: Os Simpsons e a Filosofia



Fiquei surpresa em descobrir em minhas buscas literárias um livro sobre a série "Os Simpsons’’ e mais ainda, quando descobri que a Filosofia está envolvida na história. (rs) 


Não posso dizer que sou fã da série, mas posso dizer que já assisti alguns episódios onde o Homer sempre com o seu jeitão de ‘’Deu vontade de fazer, fiz e pronto’’, vive com sua esposa dedicada Marge e seus filhos Lisa, que é uma garota muito inteligente, o irmão Bart, que apronta ‘’até não querer mais’’ e a linda Maggie que é um bebê que entre também ‘’apronta’’.

Bem, segundo o ‘’tio Google’’ o primeiro episódio foi exibido em 1989 e foi criado por Matt Groening que retrata uma família que mora em Springfield.Pois bem, após esta ‘’leve apresentação’’ quero falar do livro. O livro é uma coletânea do professor de Filosofia Willian Irwin, que originou o gênero de livros ‘’Filosofia e Cultura Popular; Mark T.Conard, que é Ph.D em Filosofia, escritor de ficção, filosofo  e toca em uma Banda de Blues; e Aeon J.Skoble que também é editor e professor de Filosofia.

Ops! Já estava esquecendo que a tradução é de Marcos Malvezzi Leal que é professor, tradutor e faz pesquisas sobre Ufologia acerca de 13 anos e a editora é a Madras.

O livro é dividido em 4 partes: Parte 1  que fala sobre os personagens relacionando-os com grandes filósofos como Aristóteles e Nietzsche por exemplo: ‘’Homer e Aristóteles’’, de Hja Halwani  e  ‘’ Assim falava Bart: Nietzsche e as virtudes de ser mau’’ de Mark T.Conard.

A segunda parte fala sobre ‘’Tema de Os Simpsons", cito entre eles: ‘’Os Simpsons e alusão; ‘’O pior ensaio já escrito’’, de William Irwin e J.R.Lombardo; e ‘’ Parodia Popular: Os Simpsons e o filme policial’’, de Deborah Knight.

É possível encontrar na terceira parte: ‘’O mundo moral da família Simpsons: Uma perspectiva Kantiana ‘’de James Lawler e ‘’A função da ficção: o valor heurístico de Homer’’, de Jennifer L. McMahon.

E, finalmente, a quarta parte onde encontramos: "Os Simpsons e os filósofos". Ah! Quase esqueço que existe um ‘’Guia de episódios das temporadas, que começa na 1ª Temporada, que vai de 1989-1990, até a 12ª Temporada de 2000-2001 e um ‘’Baseado em ideias’’, que cita os grandes filósofos e pensadores de todos os tempos.

Enfim, gostaria de falar de um tema especifico, mas não seria justo desmerecer o texto de um autor, para citar um só, por isso, faço um convite à leitura na íntegra e só para não dizer que não deixei nada ‘’no ar’’, quero partilhar que o ‘’Bart Simpsons’’ sabe sim, que suas atitudes são erradas. Sim, daquelas ‘’não-estou-nem-aí’’ e que tem muito do caráter do pai Homer.

Dica de leitura!

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem;Estante Virtual