terça-feira, 4 de julho de 2017

Livro:Como melhorar um texto literário


Hoje, vou dar uma dica de leitura para quem deseja escrever um texto mais acessível e prazeroso. Sim, confesso que, ao folhear um livro para comprar, tenho ‘’meus rituais’’(rs)

O que faço? Bem, primeiro abro o livro bem ‘’no meio’’, fazendo uma breve leitura em um parágrafo aleatório, depois leio os dados do escritor (a) para saber se ele (a) possui experiência profissional e vivência pessoal que subsidie os seus ‘’dizeres literários’’.

Se for um profissional da área da saúde, procuro verificar o assunto que aborda, se é ou não do meu interesse de estudo. Caso seja, na área literária procuro conhecer ‘’de leve suas ideias’’ sobre o tema abordado.

Confesso que sou bem eclética. Durante minhas leituras, até digo que sou ‘’traça compulsiva’’ por boas leituras. Aquelas que agregam conhecimento e que podem ser compartilhados ou servem de reflexão na prática.

Vamos lá!

Aqui, você encontra um manual prático que, segundo o autor tem o objetivo de fazer você dominar as técnicas básicas da narração. Os escritores são Lola Sabarich e Felipe Dintel. O livro foi lançado pela editora Gutenberg e faz parte da serie guia do escritor.

Pois bem, ele é composto de temas que todo escritor iniciante precisa conhecer para começar a dominar a arte de escrever bem, assim como exemplos e comentários para tirar toda e qualquer dúvida.

Gostei muito do tema referente ao ‘’O tempo narrativo’’. Nele você encontra explicações sobre o uso do tempo real e psicológico, assim como a  ordem cronológica em que são apresentados alguns textos ilustrativos.

Aqui algumas dicas dos autores:

ü Selecione os elementos mais adequados para construir uma cena;
ü Caracterize e construa adequadamente os personagens;
ü Cuidado com a manipulação do tempo do relato;
ü Faça texto que estimule a curiosidade do leitor;
ü Adapte ritmo narrativo ás necessidades da ficção, por exemplo.

Dicas de leitura!

Bjs,

Alda de Cássia 

*Imagem: Livraria saraiva