quinta-feira, 28 de abril de 2016

Se você fosse um animal, qual seria?


Fiz essa pergunta durante uma atividade terapêutica grupal com os pacientes hospitalizados onde trabalho como terapeuta ocupacional. Antes de mais nada, a atividade tinha como objetivo buscar uma identificação com os animais naquele contexto hospitalar.

Por que com animais? Porque gostaria de saber como o paciente estava externando o adoecimento e perguntar de forma direta  poderia impedir tal ‘’fala simbólica de si’’então,criei uma forma de intervenção.

O que ouvi?

Vamos lá!

ü  ‘’Uma pomba, pois queria estar em paz’’

ü  ‘’Um cachorro.Todos gostam de cachorro’.Eles são queridos’

ü  ‘’Uma borboleta. Ser livre.Ficar presa é ruim’’

ü  ‘’Um gato.O meu é muito carente.Todos precisam de carinho’’

Sempre me surpreendo durante as atividades, pois vejo o quanto algumas pessoas conseguem ‘’falar’’ de forma simbólica. Cada uma, expressou um pouco de si, utilizando um animal como ‘’meio’’.

Quando fiz a análise da atividade e expressei a simbolização de cada uma com a possível situação do adoecimento, elas ficaram surpresas por terem conseguido expressar o ‘’seu eu’ de uma forma tão simples e simbólica.

Uma paciente me perguntou: "Que animal você seria então?’’. Eu prontamente falei: ‘’Uma coruja!". Quase em coro elas perguntaram: "Por que uma coruja?’’: ‘’Ela vê o que os outros não veem e, acima de tudo, ela é muito observadora’’.

E você, que animal seria?

Bjs,

Alda