quinta-feira, 17 de junho de 2021

Dor de cabeça

 


Ao contrário do que algumas pessoas  pensam a enxaqueca não é apenas resultado de predisposição genética. Ela é provocada por uma associação entre o fator genético e agressões do meio ambiente. Para que haja uma crise, é preciso que existam causas externas, como estresse, excesso de gordura na alimentação, bebidas alcoólicas, sedentarismo, poucas horas de sono ou até mesmo excesso de medicamentos contra dor de cabeça.


Outra causa comum é a tensão nervosa, que pode provocar dois tipos de cefaléia: a enxaqueca e a chamada cefaléia tensional. Esta segunda é o tipo mais comum de dor de cabeça. Provocada pela contração dos músculos da parte posterior da cabeça e do pescoço, ocorre habitualmente depois que a causa da tensão acabou.

Dificilmente os problemas de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, podem causar cefaléia. Quando ocorre, normalmente é uma dor que aparece depois de um esforço visual constante durante longo período, localizada na nuca e de forma latejante.

Quando surge uma crise de dor de cabeça, a primeira providência a ser tomada é identificar sua origem. Portanto, é importante consultar um médico para que ele avalie a gravidade e as causas de sua dor de cabeça. Tratando as causas, certamente haverá melhora dos sintomas.

Estresse, cansaço, poucas horas de sono, flutuações hormonais (incluindo o ciclo menstrual), mudanças bruscas de temperatura, luzes brilhantes, cheiros fortes, barulhos e emoções intensas são causadores de dor de cabeça em algumas pessoas. Durante as crises, procure relaxar num local silencioso e escuro. Use medicamento se as sugestões acima não fizerem efeito. Consulte seu médico a respeito de quais medicamentos você deve manter em casa.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar dores de cabeça:

* Uma alimentação correta é muito importante: não fique sem se alimentar por longos períodos, prefira verduras e frutas, evite o excesso de condimentos e

faça refeições leves antes de dormir;

*Tome muita água;               

* Evite álcool e refrigerantes;

*Evite o cigarro;

* Faça exercícios regularmente;

* Procure dormir de acordo com suas necessidades;

* Fique longe de fumaça ou perfumes fortes;

* Evite estimulantes, como café, chá, chocolate e refrigerantes;

* Evite tensões e causas de estresse.

Seguindo essas recomendações, as dores de cabeça serão menos freqüentes e menos intensas.

Vitória de Cássia 

Pesquisa para o Blog Diário das Gêmeas Paraenses: Vitória de Cássia