domingo, 17 de abril de 2016

A Vulnerabilidade.


O que é? Segundo o Google: ‘’ substantivo feminino: qualidade ou estado do que é ou se encontra vulnerável.". E vulnerável: Adjetivo de dois gêneros ferido, sujeito a ser atacado, derrotado: frágil, prejudicado ou ofendido. "Então, resolvi falar sobre esse estado hoje, no Diário das Gêmeas Paraenses.

Quem nunca se sentiu vulnerável em algum momento da vida? Confesso, que já senti e devo dizer que é uma sensação muito ruim, principalmente quando você é desrespeitada em sua profissão.

Porém, como sempre falo por aqui: "’Tudo é aprendizado’’. Sim, até as situações ofensivas e humilhantes possuem um caráter de ensino.Não digo que devemos passar por essas situações para aprender, mas tirar ensinamentos para seguir em frente sem revidar ao agressor.

Até digo, que não devemos revidar, pois, agiremos da mesma forma. Desta forma, não poderemos reclamar do ato recebido, já que nos igualamos na ação. Por que estou falando sobre isso hoje?

Porque, durante uma sessão terapêutica, uma paciente fez a seguinte fala, entre lágrimas e colagem: "Eu queria ter sido doutora. Mas, minha mãe disse que não dei para ser nada!’’. Eu, ao ouvi-la, retruquei: "o que seria para nada’’?

Ela respondeu: "Não me formei. Não sentei em banco de escola para ter uma profissão na vida e hoje sou só dona de casa!’’. Mas, fui além, a fiz refletir e disse: Você é uma mãe que dá carinho e atenção aos filhos?. "Sim’’. Você procura ser uma mulher de fé?’’ De muita’’.Você alguma vez humilhou ou ofendeu alguém? "NUNCA’’. Então, você já é tudo para Deus.

Bjs,
Alda