quinta-feira, 20 de junho de 2019

A palavra certa na hora certa...


Quem nunca desejou ouvir uma palavra de consolo, de carinho ou de incentivo no momento que a tristeza chegava de ‘’malas e cuias’’? Bem, confesso que já me calei em desalento, e não conseguia ver ‘’a luz no final do túnel’’ até que Deus enviava um de seus filhos para uma palavra: ‘‘Estou aqui. Conte comigo!’’ Ou me permitia ver alguém precisando de ajuda, daí compreendia: ‘’A dor do desalento bate em todas as portas...Não sou a única que precisa de ajuda!’’

Receber a noticia de um filho doente ou a perda de um ente querido é sempre devastador. O chão ‘’se abre’’, ‘’cegueira’’ da realidade se instala e o desespero chega ao ponto mais alto: ’’Não aceito!’’...Daí, uma palavra certa na hora certa faz toda a diferença.

Ah! A palavra certa na hora certa... Palavra falada ou dita pelo olhar. A experiência de atender pacientes na UTI me fez ver com ‘’os olhos do agora’’ a necessidade de tentar interpretar cada ‘’meio sorriso’’, cada lágrima  caída ou cada ‘’olhar de desolação’’. Por isso, optei, também, pela contação de histórias como forma de ‘’desenhar um sorriso ‘’ em cada fim de atendimento terapêutico.

Pois bem, amanhã conto a história que contei para o paciente (mais de 1 mês na UTI), na véspera da sua alta para a enfermaria e que depois, já na enfermaria fez o que eu havia sugestionado na ‘’moral da história’’ ao fim do conto.

Alda de Cássia

*Imagem: Mercado Livre