domingo, 29 de julho de 2018

Livro: Coaching – A Roda da Vida


Você sabe o que é Coaching? Bem, vou tentar utilizar uma definição que gosto muito que está no Portal IBC (Instituto Brasileiro de Coaching):

‘’O coaching é um processo definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras.A metodologia visa a conquista e grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.’’

 O que é Roda da Vida? É uma ferramenta utilizada pelo coach (Profissional que conduz o processo), que serve para identificar os pontos que precisam ser trabalhados em sua vida. Em ‘’miúdos’’, um instrumento de avaliação pessoal na qual você descobre seus pontos fortes e quais precisam ser melhorados para atingir suas metas por meio de um plano de ação eficiente.

Quais os pontos ou áreas?  Bem, no âmbito pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamento. Cada uma com três fundamentos essenciais que totalizam 12 áreas analisadas.

Vamos lá!

O livro é ‘’Coaching A Roda da Vida – Criando o seu projeto de equilíbrio e autoconhecimento, da coach Marina Cervini, que foi lançado pela editora Madras.

Vou compartilhar algumas reflexões da autora e desejo que você possa ler na íntegra, caso deseje conhecer sobre essa ferramenta usada pelo coach no processo de coaching com o coachee.

- Ela diz que a felicidade está dentro de nós, no nosso equilíbrio, mas desejamos encontrar em situações e eventos externos.

- Para a coach, não devemos diminuir o valor daquilo que conquistamos na vida, pois muitos gostariam de ter conquistado.

- Ter os outros como fonte de comparação é um erro e para ela, devemos ser a nossa própria escala de superação.

Enfim, estou descobrindo uma nova forma de buscar o autoconhecimento e desenvolvimento e assim agregar valor em minha vida e na vida de outras pessoas, daí porque o livro foi um excelente material de estudo.Por isso, compartilho por aqui.

Dica de hoje!

Bjs,
Alda de Cássia

* Imagem: Saraiva e Projete você