sexta-feira, 22 de abril de 2016

Livro: Histórias da Índia.

Obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...Lá vem compartilhamento! Uhuuuuuuu! Amo ler assim, como vim até aqui, no Blog Diário das Gêmeas Paraenses, fazer indicações de boas leituras.

O livro "Histórias da Índia’’ foi escrito pela indiana Eunice de Souza e ilustrado pelo paulista Mauricio Negro, tendo como editora a "Edições SM" é um livro que é uma viagem pelo universo folclórico da Índia.

São 10 histórias reescritas para as crianças e que trazem histórias engraçadas e cheias de cultura deste povo cheio de tradições milenares. Amei, cada um dos contos e lendas. Vou compartilhar como sempre faço, uma história (com minhas palavras): "Como surgiu a cócega – Um história dos povos Konds, de Orissa’’.

Conta a história, que em tempos atrás, homens e mulheres eram muito diferentes do que são hoje, principalmente porque tinham rabos e orelhas enormes, mas que não era algo estranho e que não incomodava a deusa Nirantali.

Na verdade, o que incomodava era a "chatice das pessoas’’. Risos e sorrisos..Não, não existiam! Eles discutiam sempre assuntos de seu dia a dia. Algo muito sem graça.

O que fazer? A deusa teve uma ideia! Moldou com um pouco de cera, um bichinho, que chamou de "bicho-cócega’’. Foi algo tão agradável que ela criou vários.

A ordem para os bichos: "...precisam transformar o mundo num lugar mais prazeroso’’. Com o seria? Eles entraram na pele das pessoas... E a história segue de forma tão fantástica, que sugestiono a leitura na íntegra da história.

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda