quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Diga uma palavra qualquer que expresse o seu momento. O seu hoje!

Assim comecei uma das sessões de terapia ocupacional com alguns pacientes hospitalizados que atendo. Foi uma atividade grupal. Eram 5 pacientes em uma das  enfermarias.



Foi uma surpresa para elas. Sim, porque eu costumo fazer atividades mais estruturadas e já chego com os recursos materiais nas mãos e dessa vez cheguei só com um grande sorriso e dizendo: "Boaaaaaa Tardeeeeeeeeeeeee! Vamos fazer atividade hoje. Quero que cada um diga uma palavra que expresse o seu momento. O seu hoje! Como vocês estão. Ok?’’

Ouvi uns risos e uma paciente disse: "E hoje que ela vai nos pegar! "E começou a rir alto. Bem, já foi boa a receptividade, pois aceitaram sem questionar. Foi aí que sentei em um canto da enfermaria e disse: ’’Vou falar a minha palavra e assim cada uma vai falar a sua. Ok?’’

A minha hoje é ‘’esperança’’. Bem, é um sentimento e podem também falar de um estado emocional também ou simplesmente um nome de uma pessoa, um lugar ou objeto. Ou o que vier no pensamento. Vamos lá. Quem vai dizer a sua?" Cada uma foi dizendo e, no final, a atividade foi analisada. Mas uma palavra foi escolhida entre tantas para simbolizar aquele dia: "DEUS’’.

O certo, é que Deus está presente em nossas vidas. Deus nos fortalece e nos dá força para acreditar que entre ‘’as nuvens das preocupações’’, Ele é a luz que aquece, ilumina e dá a direção por onde seguir.

O adoecer do corpo nos ‘’acorda’’ para o cuidado com o corpo e nos despertar para o que é importante em nossa vida. Deus é a esperança quando ninguém entende o que passa dentro de nós, principalmente quando adoecemos.

Bjs,
Alda