terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Livro: Ernest Hemingway – Contos Volume 1


Vou logo confessar: Só agora comecei a ler a trilogia dos contos do escritor norte-americano Ernest Hemingway. Um escritor que foi muito aclamado pela sua capacidade de criar belas histórias.

Ele foi correspondente na Guerra Civil Espanhola. E deve ser por isso que ele escreveu  ‘’Quem os sinos dobram’’ uma das suas mais grandiosas obras literárias.

Nesse primeiro volume, ele deu a ‘’vida’’ ao personagem ‘’Nick Adams’’ e com ele vem contando suas histórias pessoais em cada página. Um personagem denso e com um espírito aventureiro.

São 28 contos. Bem definidos e delimitados.Foi lançado pela editora Bertrand Brasil , este já na 7 edição, com a tradução de José J.Vieira que conseguiu traduzir e registrar de forma impecável  o talento deste grande escritor.

Qual conto escolhi?: "O lutador’’. Fala do jovem Nick, que foi jogado de um trem por um guarda-freios. Ele ficou bem machucado e com muita raiva do homem.

Era noite, e ele começou a caminhar até ver de longe uma fogueira. Ficou cauteloso, mas se aproximou da fogueira. Ao se aproximar, viu um homem que estava sozinho e indiferente ao meio.

Eles conversaram um pouco.Nick contou a causa dos seus hematomas e acabou percebendo que o homem era estranho.Tinha um rosto deformado. Houve um estranhamento, já que o homem não gostou de ver Nick olhando de forma fixa sobre ele. Por isso, tirou o chapéu e mostrou que só tinha uma orelha.

Em certo momento chegou ‘’Bugs’’, que de forma gentil falou com Nick.Ele o convidou para comer.A certa altura, o homem ‘’saiu da casinha’’ e ameaçou Nick. Para evitar o pior, Bugs teve que agir e o final do conto teve um enredo surpreendente...

Ops! Só uma coisa posso dizer sobre o que refletir sobre este conto: Que algumas pessoas precisam de ajuda para superar seus traumas do passado. Algumas ''enlouquecem'' perdidas  no passado do passado. 

Dica de leitura!

Bjs,
Alda

*Imagem: Arquivo Pessoal