sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Matéria: Crianças no celular

            

Creio que nunca vi tantas crianças na faixa etária de 2 a 6 anos de idade com um  celular nas mãos ultimamente...Vixeeeeeee ! No meu tempo e da mana o que ficava nas nossas mãos eram bonecas ou gibis! E na sua?

Bem assim...Estava aguardando uma consulta médica e durante cerca de 2 horas vi o quanto este ‘’aparelho anti-social’’ utilizado para ‘‘calar a boca’’ de uma criança, para distração ou simples ‘’brinquedo’’, estava circulando entre os pacientes....Na minha opinião e reflexão.

Não vi nenhum pai ou mãe interagindo com o filho ou a filha. Não vi troca de olhares quando falavam. Não vi carinho nenhum.., Não vi nada que pudesse favorecer maior vínculo entre pais e filhos.

Mas, não vamos longeeee...Já percebi que as crianças que ficam muito tempo no celular possuem os pais como referência. Sim, se eu for a mãe, por exemplo, e chegar do trabalho e ficar ‘’pendurada’’ no meu celular,  o meu filho não terá outro exemplo a seguir. Ou terá?

Por incrível que pareça o número de crianças, adolescentes e até adultos ‘’viciados’’ nas redes sociais aumentou muito !Vejo, eu vejo... Digo até que são a geração ‘’ Roberto Carlos’’ que deseja ter ‘’um milhão de amigos’’.

Daí pergunto... O que os ‘’milhões de amigos’’  fazem quando você precisa de ajuda? De uma palavra de conforto? De um abraço? De um olhar do tipo ‘’estou por aqui’’? Ou de compartilhar bons momentos? Hein???

Pois é ...Penso que se não diminuir o uso de celulares e acessos prolongados em redes sociais vamos ‘’perder’’ nossas crianças para um ‘’mundo virtual’’ ,que não tem nada a contribuir para o futuro delas. Não é mesmo?

Agora vou mais além...Quantas crianças você já viu com um livro na mão, esperando serem consultadas? Quantas crianças você conhece que ficam no  seu quarto lendo um bom livro ou jogando um bom jogo ? Quantos pais você conhece que no final de semana deitam com os seus filhos e abrem um livro de histórias da ‘’carochinha’’ e contam de forma engraçada para os seus filhos? Quantas crianças você conhece que vão ao shopping e pedem para ir a uma livraria?

Quantassssssss??? E quantas você já viu com um celular nas mãos?

Para refletir!

Alda de Cássia 
*Foto: Educando na contramão