sábado, 11 de fevereiro de 2017

Mario Quintana - Poemas para ler na Escola LIVRO


Qual o bate-papo de hoje?Hummm...Será sobre o livro do autor Mário Quintana intitulado: ’’Poemas para ler na Escola’’. Vamos lá?

Como sempre digo, ler é viajar sem rumo, sem hora para sair e para chegar. É ir sem pretensão de ensinar e sim de aprender. É viajar no tempo do pensamento e nas asas dos sentimentos. Amo ler. A mana abençoada, também!Nossos pais sempre nos incentivaram às boas leituras.

Existem pessoas que gastam dinheiro com roupas e sapatos, nós gostamos de dizer que não gastamos e sim investimos no nosso intelecto (rs).Cada um que gosta de ler tem suas preferências.
Nossa mãe tem interesse em ler jornais, que procura ler todos os dias. Tornou-se um hábito. Mas quando vê alguma das minhas revistas ou algum livro que seja do seu interesse... Meu livro ‘’toma doril!’’(rs)

Nosso pai gosta muito de ler assuntos de saúde e também, gosta de ler jornais. Lembro-me que meu tio Antônio era um exemplo de um ‘’apaixonado leitor’’. Tinha uma habilidade de transformar as palavras em um hino de exaltação ao direito pela educação. Era um filósofo autodidata de um intelecto digno de grandes homens visionários... Saudades sentimos dele, mas deixou um legado de amor pelo conhecimento aos meus primos Helen e Taumaturgo e para nós duas, também!!


Pois bem! Assim que abri o livro, deparei-me com este trecho deste poema: chamado: ’’Tão Simples’’:

’’A verdadeira coragem consiste, apenas, em não nos importarmos com a opinião dos outros... Como custa. ’’



E verdade, caro Mário Quintana!Só que sabemos que isto é algo impossível em nossa sociedade. Uma vez que somos ‘’vigiados’’ quase 24 horas e cada passo, cada ação é acompanhada por muitos.



Hoje, temos as redes sociais, que queira ou não, são ‘’vigias’’da sua vida. Se você sai para uma festa no dia seguinte já é alvo de ‘’curtida’’ de seus amigos ou conhecidos por uma foto ‘’postada’’ na rede. Viaja-se para outro estado e se divulga. As pessoas não só o parabenizam, mas também cobram por você não ter ‘’pedido’’ permissão para ir a trabalho, por exemplo.



Segundo a sua biografia, este escritor gaúcho tem uma grande popularidade por muitos que o admiram e gostam do seu estilo, ‘’La Mário’’ até os jovens são seus grandes fãs.



Cito este Poema: 


               O Encontro




Subitamente


Na esquina do poema, duas rimas


Olham-se, atônitas, comovidas,


Como duas irmãs desconhecidas...


Inspirada neste poema, desejo que cada um de vocês que estão nos acompanhando até agora, por aqui, se encontrem consigo e neste reencontro nasça um amor  de você com o seu ‘’eu’’. Parece meio louco, o que estou falando, mas geralmente não sabemos quem somos, o que esperamos de nós e o que desejamos de nós mesmo.Não é verdade?



Caso você viva a vida anulando-se com muito trabalho... PARE... É preciso saber que você existe que você precisa de um tempo a sós com você. Daí, porque hoje a depressão vem como o estopim da ‘’fuga de si’’.Conheço muitos casos e você?



Brinque, alegre-se e compartilhe de belos momentos em sua companhia. O fato é que nosso melhor amigo somos nós mesmos. E o pior, também!Estou certa ou errada?



Crie-se e recrie-se todos os dias. Permita-se um tempo. Não se esqueça que, depois deste reencontro, você não será mais a mesma pessoa, pois você foi tocado pelo amor que você tem dentro de você. E quando o amor transborda, o rio passa vencendo obstáculos.

Quem puder ler o livro na integra ...Vai AMAR! 
Muito inspirador!

Até a próxima !!!


Bjs ,
 Alda

*Imagens:Portal Revelar Talentos (Vi )
                  Arquivo Pessoal
                  Diário das Gêmeas Paraenses