domingo, 13 de setembro de 2020

Sobre os Contos de Fadas

 


Hoje, vou falar sobre os ‘’contos infantis’’e, ‘’cá entre nós’’, quem não se lembra do seu tempo de infância onde os contos de fadas povoavam o nosso universo literário?


O certo é que, nenhum conto infantil foi escrito por simples publicação e sim sempre existe uma mensagem sublimar ‘’nas entrelinhas’’. Não é verdade? Um exemplo: Vamos lá! Quem já leu o conto ‘’Os três porquinhos’’? Pois é, foi divulgado pelo escritor australiano Jacobs. Qual a mensagem a ser transmitida para as crianças? Será que é a união que deve existir entre irmãos, até porque eles lutam juntos para escapar do lobo e um defende o outro?

Que interessante era ler alguns contos que falavam de ‘’amor’’. Sim, como ‘’Branca de Neve’’, a ‘’Gata Borralheira’’ e até a ‘’Rapuzel’’, onde sempre havia uma ‘’sanguinolenta’’ fazendo de tudo para atrapalhar e impedir o dito ‘’Viveram felizes para sempre!’’.

Lá vai ‘’de cara’’ uma pergunta: Na vida real não existem pessoas assim? Sim, que fazem tudo para atrapalhar o romance alheio? Inventando supostas traições ou colocando ‘’minhocas’’ após os DR´s (discussão de relacionamentos) entre o casal?

E super-heróis? Eles saem do mundo imaginário e vão para o mundo real. Como? São aqueles onde homens, mulheres e até crianças salvam a vida do outro em perigo.

Quem não se lembra daquele história que viralizou nas redes sociais quando uma criança tirou o armário de cima do irmão. Pois é,alguns disseram que foi ‘’puro instinto’’, outros ‘’milagre’’, mas independente do sentido, foi unânime a fala ‘’Ele foi um herói’’. E de onde veio essa comparação?

Diria de adultos, que leram contos infantis onde o ‘’Batman e Robin’’ ou a ‘’Mulher maravilha’’ salvavam um inocente das mãos de um suposto ‘’Coringa’’. Não é mesmo?

O que desejo deixar como recado, é que precisamos favorecer e oportunizar nossas crianças a este rico aprendizado, até porque quem não sabe, a utilização de contos infantis enriquece o vocabulário das crianças, assim como proporciona uma maior concentração, tolerância e memorização, além de permitir a criatividade, aumento do vinculo pais e filhos e o incentivo à leitura.

Enfim,sou atualmente uma contadora de histórias ainda ‘’baby’’, mas a arte de contar histórias para crianças têm despertado em mim o prazer da leitura infantil, além de me tirar da zona de conforto da criatividade adormecida.


Alda de Cássia

 *Imagem: Obvius c