quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Dica de leitura: No Restaurante Submarino

 Não me canso de falar, que ler é viajar no tempo do pensamento, sem roteiro e sem bagagem. É ser livre de si e viajante aventureiro, ávido por novos desafios e determinados a caminhar.


Hoje, no Blog Diário das Gêmeas Paraenses, vou falar sobre o livro "No restaurante subarino, contos fantásticos", uma coletânea de contos de vários autores como: Lygia Fagundes Telles, Murilo Rubião, Almicar Bettega e Moacyr Scliar, da editora Boa companhia.

Que conto falar? Confesso que foi difícil, pois cada um é uma viagem fantástica, povoada de magia e encantamento. Comecei despretensiosamente, mas aos poucos, fui me deixando envolver por cada conto.

Escolhi..."Anão de Jardim’’, da escritora Lygia Fagundes Telles, que ganhou o Prêmio Camões em 2005 e que de forma fantástica contou um dos mais belos contos que já li.

O lugar é um jardim. O personagem central é um anão de jardim, que vê o seu fim chegar próximo quando a casa onde mora vai ser vendida e demolida. Amor, traição, assassinato, ele presencia de seu jardim.

O anão de jardim relata a sua compra, suas desventuras com uma criança e a chegada dos "demolidores’’. Cada detalhe, cada canto e cada sentimento sentido por um "coração em peito oco’’ é contado.

Super dica de Leitura!

Alda de Cássia