segunda-feira, 10 de abril de 2017

Livro:Querida Théo



*Imagem*
Incentivar uma criança a ler deveria ser igual a incentivar a comer salada! Sim, porque a leitura é um rico caminho para o aprendizado. Quando uma criança lê, ela ‘’abre’’ um mundo imaginário que estava secreto.

Nesta descoberta será aguçada a sua criatividade e despertada a curiosidade, principalmente se a voz do narrador for ‘’cheia de emoção’’ e ‘’mistério’’.Ok! Vamos ao que interessa porque o ‘’resto não tem pressa’’... Ops! Plágio! (rs)

A dica de leitura de hoje é: ‘’Querida Théo’’, da escritora Anne Vantal, com ilustrações de Marc Boutavant, lançado pela editora Companhia das Letrinhas. Um livro infantil que reflete uma situação que alguns adultos já passaram ou passam.

Qual? Quando o pai ou a mãe resolvem apresentar a sua nova namorada ou namorado para os filhos e não percebem que o vínculo formado pode influenciar no comportamento da criança mesmo que seja por um período curto.

Vamos lá!

A história é de uma menina chamada Léa, que vai falar sobre a ‘’Théo’’, a namorada ‘’grega’’ do seu pai. De todas as outras ‘’ficantes’’, ela é diferente não só no sotaque, mas também na forma como ‘’chegou’’ perto dela.

Por que ela era tão diferente das outras? Porque ela gostava de contar histórias. Não, não de contos de fadas, porém histórias da mitologia grega, por exemplo.

O certo é que, Léa aprendeu muito com ela, mas um dia foi embora sem deixar recado. Sim, isso mexeu com a ‘’cabeçinha’’ dela. As lembranças das histórias contadas e da viagem até a Grécia ainda eram muito presentes em seus pensamentos.

Bem, ela demorou a superar, no entanto conseguiu mudar a sua história. Foi difícil?Sim! Ela sofreu, pois a ‘’perda afetiva’’ influenciou no seu comportamento e a forma de seguir em frente sem mais a presença da Théo.

Enfim,assim como o pai da Léa sofreu com o fim do relacionamento, a Léa também sofreu, mas a sensação dela era de abandono afetivo e foi terrível para uma criança de nove anos de idade.

Super dica!

Bjs,
Alda

 *Imagem: Amazon.com