quarta-feira, 6 de maio de 2020

Estranhos no mesmo mundo - Uma reflexão sobre a Pandemia do coronavírus



O mundo mudou? Não !!! São as pessoas que mudaram neste mundo! Mudaram seu modo de olhar para o outro. Modo de pensar. De agir. De amar o seu próximo. De cuidar e de ser cuidado. De falar.De escutar.De compreender.De perdoar.De abraçar. De apertar as mãos. De prevenção e respeito à vida. 

Antes muitas pessoas nos finais de semanas saíam às ruas. Antes visitas aos pais e avós eram ‘’sagrados’’. Reuniões de famílias eram marcados com antecedência. Antes academias, shopping e cinemas eram partes das nossas rotinas...Agora...Quarentena...Isolamento social.

Tudo era motivo de reunião de amigos para comemorar: um batizado, uma aprovação no vestibular, um aniversário ou ‘’encontro de amigos’’. A medida de distância de um metro (1m) era usado na construção civil e nas medidas de plantas baixas do arquiteto ou medida de distância de um sofá a televisão.

Hoje... Um metro (1m) de distância entre duas pessoas é obrigatório. O que mudou? Toque no cotovelo...Era para dizer: ‘’Tá com dor de cotovelo’’ (inveja). Esconder o nariz ou a boca...Era parte de uma fantasia de carnaval ou ensaio fotográfico. Lavar as mãos não era tão frequente. O álcool gel na bolsa...uma vez ou outra usado. Sabão e sabonete? Não era bons presentes e, hoje, um presente recebido com carinho e prova de cuidado e prevenção.

Sair sem máscaras nas ruas é ser estranho no mesmo mundo. Olhares de reprovação? Quem não as usam. Pensamentos de reflexão e questionamento: ‘’Cuido de você. Por que você não cuida de mim?

O "Fica em casa’’ que os pais falavam para os filhos para não sair de casa, agora é prova de amor dito ao outro como proteção. Nunca a nossa casa foi vista como ‘’lugar seguro e sagrado’’.Nunca ficar distante do outro na fila do supermercado foi ‘’regra’’  de sobrevivência. Isolamento social? O que era isso?

Delivery ? Ifood ? Live? O que era isso antes da Pandemia? Rezar pelo próximo para alguns só no final do ano em reunião de família ou um ‘’Pai Nosso’’ antes de cantar parabéns para o colega de trabalho. Agora...Um ato feito em cada canto do mundo.

Um vírus era apenas um vírus que poderia ser ‘’morto’’ em pouco tempo, e não ‘’matava’’ tantas pessoas em várias nações. Hoje... Um ‘’vírus’’, é devastador de vidas. Que ‘’mata’’ em poucos dias. Que ‘’bloqueia o ar’’ que ‘’mata’’ tirando o sopro da vida.

 Meu amigo, meu familiar, o amigo do meu amigo, o amigo do meu familiar. O médico da família, a enfermeira do posto de saúde, o vizinho da esquina... Acordamos sabendo que mais uma pessoa morreu. E dormimos sabendo que milhares morreram pelo mundo... Mortes, mortes e mortes que parecem infindáveis...Até quandooooooo ???

Infelizmente, um ''abismo'' se abriu no peito de quem perdeu o seu ente querido ou o seu amigo. O que dizer? O que pensar? O que falar? Como confortar? Como não pensar ''tenho que me cuidar mais''. Como não ligar  ou enviar mensagem para saber se o nosso amigo ou familiar adoecido está melhor? Como não ter receio de perder um amigo ou familiar por covid-19? Como? Como ? Como?

Oh Deus! Oh Pai! Dai-nos força para não sucumbir ao desespero. Dai-nos, o aumento da nossa fé para não deixar de acreditar que ‘’Isso vai passar’’. Dai-nos coragem para não ser refém do medo. Dai-nos o Teu amor que transborde dentro de nós para cumprirmos a nossa missão, e, se cairmos no ‘’abismo da desesperança’’... Segura em nossas mãos bem forte e dai-nos a tua graça para que juntos possamos dar aquele abraço de gratidão pela vida do outro e da minha quando tudo acabar.

Que o sol volte a brilhar ''dentro da nossa vida''. Que possamos respirar sem máscaras. Que possamos aprender com tantas lições que vamos aprender após a pandemia. Que possamos abraçar, apertar as mãos sem medo.

Isso vai passar!!!!

Alda de Cássia
Foto:Arquivo pessoal-Estação das Docas