quinta-feira, 4 de abril de 2019

‘’Não consigo ganhar de você, doutora!’’





Incrível como ainda me surpreendo com os acompanhantes de pacientes no local onde trabalho. Estava orientando sobre o tratamento de reabilitação após alta médica de um paciente com diagnóstico de AVC (acidente vascular cerebral) quando ouvi: ’’Não consigo ganhar de você, doutora!’’.

Disse, logo em seguida: "Quando tenho argumentos é difícil perder. Na verdade...Falo o que aprendi e não posso dar informações erradas. Bem, eu só me faço entender melhor para responder qualquer dúvida’’.

Ele rebateu: ‘’Quero ter argumentos... Diz que eu ganhei de você?’’. Os acompanhantes dos outros pacientes começaram a rir.  Foi então que disse: ‘’Não é ganhar ou perder. E ter argumentos. É ter conhecimento...Sinto muito, mas não posso iludir você!’’ (rsrs)

Na verdade, este acompanhante possui dificuldade de compreender o que está sendo dito,  por isso busquei falar de forma clara e acessível. Ele pergunta sempre a mesma coisa e após horas faz a mesma pergunta.

Enfim, é preciso esclarecer diante das duvidas sobre a doença, o adoecer e o tratamento de reabilitação sem desrespeitar as limitações cognitivas de uma pessoa que está fragilizada ao lado do paciente.

Alda de Cássia

*Imagem;Erasmus

Nenhum comentário:

Postar um comentário