Sim,
hoje se pode comprovar que
as histórias podem sim ser usadas para se trabalhar valores em sala de
aula, seja com alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II ou
Ensino Médio.
Bem, compartilho este livro:
‘’Trabalhando valores em sala de aula – Histórias para rodas de conversa ‘’ de
Cris Pizzimeti e que foi lançado pela Editora Vozes.
O livro fala sobre a importância
de se fazer uma roda de conversas para se conversar com os alunos de uma forma
menos tradicional, mas bem construtiva sobre valores humanos.
Creio que é uma proposta muito
interessante, pois é criada assim uma nova estratégia de difundir culturas e temas
transversais, de forma que o aluno se apodere de si.
O livro traz sugestão de
textos que podem ser usados nas rodas de conversa. No total são 9, cada um
direcionado a uma serie e com os valores que podem ser trabalhados.
Ao
ler este livro me lembrei
dos nossos livros: ‘’Contos Terapêutico: À Procura de respostas’’ e
‘’Contos Terapêuticos;
A Roda Gigante e outras Histórias’’ ,lançados em 2016 e 2017, que
possuem um ‘’Para Refletir’’ além de temas que os contos trazem
para serem refletidos.
Vou colocar algumas
reflexões da autora que acredito que são bem ponderadas e que nos remetem ao
resgate do uso de contos como um material ricamente educativo no processo de
ensino-aprendizado quando bem trabalhado em sala de aula.
- O
professor deve ter paixão pela docência para que este amor flua a tal ponto que
o aluno seja envolvido pelo desejo de aprender.
- - Aos
alunos o conhecimento é uma porta que eles vão abrir para ter acesso a um mundo
de novos conhecimentos.
- - O
uso de rodas vem dos povos indígenas que fazem suas reuniões e rituais em círculos
para que os espíritos dos ancestrais possam estar presentes naquela roda.
Ah,
Cris conta também suas experiências com seus alunos, tornando assim uma leitura
que nos deixa mais a vontade em querer entender a sua proposta de intervenção pedagógica.
Indicação
de leitura!
Alda
de Cássia
* Imagem: Lojas Americanas