Brasileiros que trabalharam na
Apple contam como a proximidade com o fundador da empresa, falecido mudou suas carreiras.
"Tive contatos com Steve Jobs
durante encontros anuais de funcionários, nos quais ele fazia apresentações
para meu grupo. Apesar de ser uma grande empresa, sempre tive a sensação de
que Steve era uma pessoa muito próxima, dada a presença constante dele nos
eventos. O que sempre me impressionou era a capacidade que ele tinha de
transmitir a estratégia da companhia de forma simples e objetiva. essa forma
de agir acaba passando para o estilo gerencial da organização toda. ele
exigia muito, falava claramente o que queria, sem dar voltas. Esse foco na
simplicidade sem dúvida foi uma das lições que eu tirei dos 11 anos que
passei na apple. outra coisa que você aprende quando trabalha lá é a dizer
“não” e a argumentar com motivos claros.”
Marinaldo Neves de Azevedo, gerente de
contabilidade e finanças da Nextel, em São Paulo, foi gerente de operações de
canais e controller da Apple América Latina, nos Estados Unidos, de 1999 a
2011.
"O que mais me encantou foi
que, apesar de uma empresa gigante em termos de receita e número de
funcionários, o empreendedorismo está muito presente no dia a dia de
trabalho. as lideranças da apple estimulam constantemente que novos projetos
saiam do papel, sem burocracia ou politicagem, e que seus funcionários
entreguem além do escopo. esse fato, sem dúvida, reflete a visão e o modelo
de gestão de Steve Jobs. Tive a oportunidade de estar com Steve mais de uma
vez, e impressionava sua capacidade de síntese, objetividade e baixa
tolerância para a incompetência. Comentários não inteligentes ou perguntas
inadequadas nunca recebiam a atenção dele. Por ser muito admirada, a apple
tem funcionários de alta qualidade, o que faz a companhia estar
constantemente ‘elevando a barra’ nas práticas de gestão. É um verdadeiro
orgulho ter vivido uma experiência profissional na apple durante a era Jobs.”
Pedro Sirotski Melzer, sócio da
Warehouse Investments, de São Paulo, foi gerente mundial de receitas da loja
online da Apple em Cupertino, nos Estados Unidos.
"Uma coisa que aprendi na
apple foi a priorizar. a empresa possui vários projetos, mas eles dão mais
importância àqueles que trarão resultado em grande escala. Isso é algo que
busco em meu dia a dia. Aos olhos do consumidor, parece que os produtos são a
base de todo o sucesso da organização. mas, de dentro, pude perceber que,
além dos produtos, os processos são outro alicerce. As ações são
implementadas da mesma maneira em todo o mundo. isso dá a sensação de
trabalhar numa empresa pequena, mesmo estando numa corporação que fatura 100
bilhões de dólares. a figura de Steve Jobs é muito valorizada. havia grande
respeito e admiração. e, dentro da apple, a admiração não era apenas por
Steve, mas por toda a liderança.”
Silvio Bandini, executivo de
finanças da Husqvarna, em São Paulo, foi CFO (líder da área financeira) da
Apple Brasil de 2008 a 2010."
Autor: Murilo Ohl
*Pesquisa e arte: Vitória de Cássia
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