Há alguns anos,
as empresas.com destacam-se no mercado e o empreendedor
digital é o foco das atenções. Com faturamentos enormes elas têm
chamado a atenção de investidores por todo o mundo. Mas, no Brasil, como está
o mercado digital e como estão os empreendedores? Sobre a
penetração do uso da internet, de acordo com a Ipsos Marplan, o Brasil mostra
que tem público para investidores online com uma penetração
de usuários de internet com 41% em Salvador, 39% em São Paulo e 36% em Porto
Alegre, de toda a população. São 62 milhões de usuários, de acordo com a
Ibope Nielsen, sendo o sétimo melhor mercado mundial de internet.
E de acordo com o Deloitte, o internauta brasileiro passa três vezes mais
tempo no computador do que na televisão.
Com um mercado
tão receptivo assim, qual o motivo de não termos tantos empreendedores
online no Brasil? Talvez por questões de investimentos, já que
estes empreendedores são jovens, não possuem capital suficiente
para fazer um investimento, ou até mesmo conseguir o apoio de
um Anjo Investidor. Mas, além das questões de financiamento, há
também as características de empreendedorismo, que vão além de
uma boa idéia. Segue abaixo as 10 características que todo empreendedor
online deve ter para fazer o seu negócio digital sob orientação e
metodologia do Sebrae.
Busca de
oportunidade e iniciativa - O empreendedor digital deve
manter-se informado sobre o mercado e sobre novas tecnologias é fundamental
para empreender. Mais importante do que isso, é antecipar-se em
idéias e criar negócios inovadores.
Persistência - Empreender não
é fácil, dar a “cara à tapa” ao mercado e ser o primeiro a levar dói e,
apesar do destaque, há a incredulidade dos investidores e clientes,
principalmente por que muitos tem receio do que é novo. O empreendedor
digital mais do que qualquer um deve ser persistente.
Correr riscos
calculados - O empreendedor que não se arrisca não é empreendedor. Sendo um
negócio inovador, ele por si só é arriscado. Mais importante do que
simplesmente correr risco, é calculá-los, saber até onde é o limite e o
quanto o mercado está preparado para a inovação.
Exigência de
qualidade e eficiência - Manter padrões, atender bem os clientes e
eficiência é fundamental, o público do mercado digital é bem mais crítico e é
mais fácil essas críticas se propagarem.
Comprometimento - Por mais
que os empreendedores digitais sejam jovens,
negócio não é brincadeira, mesmo tendo um ar de divertimento, e muitas vezes
pertencendo ao mercado de entretenimento, um negócio é algo que deve ser
encarado com maturidade e seriedade.
Busca de
informações - Seja no planejamento inicial ou para manter o negócio, no
mercado digital as informações valem mais do que nos demais mercados. Uma
nova metodologia, tendência ou tecnologia pode mudar totalmente o mercado.
Talvez por isso tantos serviços são substituídos por outros na internet.
Estabelecimento de metas - Uma
tendência da Geração Y é não valorizar tanto a organização e
gestão como as gerações anteriores. Porém estabelecer metas de longo e curto
prazos são fundamentais e estimulantes para o seu negócio.
Planejamento e monitoramento
sistemáticos - Outro fator que a geração Y possui dificuldade.
Desenvolver um bom planejamento, minimizar erros, verificar operações que
estão falhando, é importante não somente no início, mas também durante todo o
processo.
Persuasão e rede de contatos - Está aí
algo que a internet favorece muito, pois no mercado digital é tudo muito
expansivo, facilmente divulgado e interativo. Basta ter um serviço de
qualidade e uma boa estratégia, aliados com um bom relacionamento com
parceiros, colaboradores e clientes, a rede só tende a crescer.
Independência e autoconfiança - É natural
da Geração Y ser autoconfiante, porém eles não são muito independentes. Mas é
interessante buscar autonomia no mercado e em seu negócio para poder tomar
decisões quando for necessário.
Estas são as dez características do
empreendedor digital, claro que não existe empreendedor online com todas, uns
possuem mais uma característica do que outras. Porém é essencial focar nas
que são menos desenvolvidas, para conseguir se superar e fazer o seu
empreendimento se destacar no mercado.
Por Plínio
Medeiros no Mídia Boom
Arte e Pesquisa para o Blog Diário das Gêmeas Paraenses: Vitória de Cássia
*Imagem:Novo Negócio |