terça-feira, 28 de julho de 2015

Artigo: Armadinh@ na Rede.


Estamos iniciando hoje uma nova secção, o ‘’bate-papo túnel do tempo’’. Sim, existem muitos artigos que ao longo do tempo, resolvi colecionar e são bem atuais no momento.

Prometo que não serão artigos, como os que meus avôs diziam ‘’Do Dom Miguel Charuto’’, ou seja, do "Tempo do ronca’’... rs...Verdade! Quando algo é antigo esse vocabulário é bem ‘’a cara do Pará’’.

Vou compartilhar dois assuntos da Revista ‘’Emoção & Inteligência", que durante uma época, foi lançada pela "Super Interessante" e que deixou saudades pelos excelentes temas abordados.

O primeiro assunto será ‘’WEBmania’’ e o de amanhã será ‘’’Tristeza faz bem’’. Bem, são atuais. Não são? Por isso, a cada mês, vou procurar ‘’garimpar’’ alguns artigos que vou compartilhar aqui, no Blog Diário das Gêmeas Paraenses.

Vamos lá!

Logo ‘’de cara’’, confesso que não sou muito adepta a passar horas em frente a uma tela de computador e nem ficar ‘’horas esquecidas’’ ‘’zapizando’’ pelo celular.

Bem, a ‘’mana abençoada’’, por trabalhar como gerente de TI, é quase que obrigada a ficar ‘’netiando’’ por causa do seu trabalho,mas conheço pessoas que passam a noite em claras jogando "on line" e outras só trabalham dando uma ‘’espiadinha’’ no celular e respondendo nos ‘’zaps’’’ da vida...Nada contra,ok!

Pois bem, o texto é de Cacilda Guerra, tendo as fotos de "Joel Benard/Other images". Inicia refletindo que o hábito de ficar muito tempo conectado à Internet pode causar dependência.O pior é que poucas pessoas conseguem perceber o seu vício byte.

Menciona casos de internautas que passaram mais de 86 horas conectado, jogando "on line" e que morreram de exaustão. Como é um artigo extenso, mas muito interessante vou colocar algumas sinalizações para identificar a compulsão nas redes sociais.

Antes, cito a reflexão do Psiquiatra Aderbal de Castro Vieira Jr., do Programa de Orientação e Atendimento à Dependência (Proad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que menciona: ‘’ Os indivíduo a mais propensos a se tornar internautas compulsivos são aqueles cujas vidas são insatisfatórias do ponto de vida afetiva, profissional e intelectual’’.

Vou colocar os sintomas de um Webmaníaco, mas é bom resaltar que só um especialista pode avaliar se há dependência compulsiva ou não. Ok?

*Ao acordar, o desejo de acessar a Internet, as Redes Sociais (atualmente), é maior do que o de tomar o café da manhã;

*Mudou a rotina diária ou os horários de suas atividades por causa da Internet.

* O tempo que passa conectada está aumentando.

* Alguém próximo já criticou seus hábitos com relação à Internet - Hoje temos o WatsApp!

* Tem mais amigos virtuais que reais.

Enfim, esse assunto dá ‘’pano pra manga’’, pois quem não conhece um amigo que não ‘’larga o zap, o face ou o instragan’?

Bjs,
Alda 








Nenhum comentário:

Postar um comentário