sábado, 25 de novembro de 2017

LIVRO: Os Contos de Fadas e a Arte



Hoje, minha indicação de leitura é ‘’Os contos de fadas e a Arte’’, de Katia Canton, que é Ph.D em Artes Interdisciplinares pela Universidade de Nova York. Este Livro é fruto de 8 anos de pesquisa, na qual ela quer comprovar que os contos de fadas não são meros textos atemporais e neutros.

Pois bem, ela vai falar sobre: ‘’O que são contos de fadas?’’ A história dos autores cito aqui: Charles Perrault, Irmãos Grimm e Andersen. O mais interessante, é que ela vai fazer um estudo de caso dos personagens, como, por exemplo, Cinderela, o olhar de Perrault e de Grimm e ainda vai propor Oficinas.

Confesso que, eu e a ’’mana abençoada’’ tivemos uma infância ‘’recheada’’ de muitos contos de fadas. Quando não era lido, os escutávamos por meio de ‘’disquinhos’’ e a cada ‘’Quem tem medo do lobo mal’’nossos olhares eram de encantamentos.

Atualmente, gosto de contar histórias para os meus pacientes hospitalizados, onde uso os contos terapêuticos como mais um recurso da intervenção do terapeuta ocupacional. Alguns deles fazem parte dos nossos dois livros de contos lançados ano passado e neste ano. 

Enfim, para quem tem criança em casa, a minha sugestão é ‘’rechear’’ o universo dela com belos contos de fadas e, quem sabe um dia, ela não poderá "devorar’’ os livros como uma ‘’tracinha’’ e ser ‘’povoada’’ de sonhos como fui quando pequena e hoje tenho ‘’um mundo’’ de histórias dentro de mim querendo ser compartilhado. Vale o investimento de tempo para contar! Posso garantir !

Bjs,
Alda de Cássia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário