quinta-feira, 3 de abril de 2014

Mais um pouco de significados metafóricos.

Quando uma criança é danada dizemos: ’’Ele dá nó em trilho’’ ou ‘’ Bombom de alho’’(rs).Quando a pessoa é teimosa:’’É carne de pescoço’’ e quando é ruim:’’É cão chupando manga’’.

Aqui no Pará dizemos: ’’Pai D´égua’’ quando queremos dizer que algo é bom. Ou dizemos: ’’Tá cheirosooo’’ quando alguém quer nos enganar.

Oh,’’dona meninaaaa’’, já ia esquecendo, que aqui em Belém temos uma das paixões dos Paraenses...O RE x PA representa os times do Leão e do Paysandu, em jogos de campeonatos Estaduais.Todos os jogos são motivos de ‘’zoeira’’.

Os jogos geralmente ocorrem no Estádio do Mangueirão devido ao grande número de torcedores. Os jogos sempre chegam a ter mais de 30 mil torcedores gritando e torcendo.

Ah, sem desmerecer a Tuna que também, é um time de grande expressão aqui no Pará que até já teve um time formado por anões, os chamados ‘’Gigantes’’, as rivalidades entre Remo e Paysandu dão muita ‘’chacota’’.

Quando nós remista queremos ‘’cutucar’’ os bicolores (Paysandu) dizemos: ’’O Remo vai dar uma peia em vocês amanhã!”E eles respondem: ’’Vocês não têm série! ’’. E quando ouço isso, digo logo: ’’Pelo menos não estamos estudando para passar de ano. Estamos de férias!’’(rs)

Lembro-me de um jogo em que o Paysandu ganhou de 6 x 0 do Princesa, time do Estado do Amazonas e eu disse para uns bicolores meus amigos:’’Vocês também jogaram com a Rapunzel, a Bela Adormecida e companhia das bonecas só podia dar nisso!’’(rs) Aqui em Belém chamamos pessoas como eu de ‘’secadoras’’(rs).

Conheço dois médicos... eles sempre dizem  quando quererem brincar com seus pacientes: “Vai com Deus e com a pomba do Divino” e outro médico diz: “Todos merecem” quando eu dizia “Ninguém merece!”.

Tem os que “batem na madeira” quando alguém diz algo ruim e ele não quer atraia. Ah! lembrei ... Tem quando você fala uma palavra ao mesmo tempo que a outra pessoa e você procura a “cor verde” para pegar. Com o intuito de “segurar a sorte para você”.

Aqui no Pará, quando sua “mão coça” as pessoas costumam dizer: “Vem dinheiro por aí”. Então, a pessoa “bate três vezes na mão” dizendo: “Quem me der, não se arrependa. 

Quem me der, não se arrependa. Quem me der, não se arrependa. E depois coloca a mão de baixo do axilas para segurar a sorte”.

Ah! Tem quando você fala de alguém que você gosta e a outra pessoa diz: “Cuidado que você vai acabar, com ele” e você diz: “Dessa água não beberei”.

Epaaaaaaaaa!!! Já estava esquecendo ...quando marido e mulher brigam dizem: “Ninguém mete a colher em briga de marido e mulher”. E quando algumas mulheres querem que o homem vá embora após uma briga, elas dizem: “Pega o beco”, “Rasga” ou dizem “Toma sumiço da minha vida”.

E você? Tem algum significado metafórico para nos contar?Compartilhe com a gente!!

Até amanhã !!!
Bjs da Alda