sexta-feira, 15 de março de 2024

Software no cérebro humano

            

Na revista Psique ciência & vida encontrei vários artigos bem interessantes, mas escolhi um para compartilhar com você, na seção Neurociências, chamado: Software no cérebro humano.

Durante as pesquisas realizadas, no Instituto Internacional de Neurociência de Natal – IINN, o neurocientista Sirdata Ribeiro, diretor do Instituto, se surpreendeu quando algumas estruturas cerebrais foram ativadas para ‘’salvar’’ dados, o que comprova que o nosso cérebro possui a capacidade de gerenciar as memórias.

Fato que nos faz lembrar da CPU de um computador. Daí, a comparação! Com tudo que necessita para um bom funcionamento, mas é claro com ‘’regras diferentes’’. Sidarta menciona que o hipocampo e o córtex acabam por funcionar com os centros de memória de um computador.

Enfim, só sei que o meu software anda com a memória RAM e o disco rígido precisando de um HD Externo de 2T e com o direito de ‘’deletar’’ alguns arquivos e pesquisar novos dados para ‘’salvar’’.

 

Alda de Cássia

 

Fonte: Frontiers in Neuroscience

Imagem: MIT Technology Review 

Leia mais sobre este tema:

 

 *A relação entre cérebros e computadores 

https://mittechreview.com.br/a-relacao-entre-cerebros-e-computadores/

* Interface cérebro-computador traduz ondas cerebrais em quatro minutos

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=interface-cerebro-computador-ondas-cerebrais&id=010150100510