domingo, 1 de novembro de 2015

O poeta nasce poeta?



O poeta nasce poeta? Bem, fiz essa pergunta a um amigo que é poeta, mas não obtive resposta.Não sei se ele não sabia como dizer em palavras ou usou da condição "não tenho nada a dizer’’ por enquanto.

O certo é que, ele não me respondeu, mas tudo bem então, estou aqui com no bate-papo de hoje com essa reflexão: O poeta nasce poeta?

Bem, vou entrar nesse filosofar, mesmo sendo tão inexperiente neste universo das poesias. Até gosto de ler e fazer algumas, mas minha ‘’praia literária’’ são os contos.

Na verdade, somos todos poetas e poetisas amadores, principalmente quando nos apaixonamos pela vida e pelo outro. O nosso ‘’eu’’ fica ‘’povoado’’ e nosso ‘’universo pessoal’’ possui multicores.

 Quando faço "minhas buscativas" do meu ‘’eu’’, eu sempre o encontro "pintando um quadro’’...Oiêeeeee...Você ainda aí lendo ou não? (rs)

Não me leve a mal, mas a dúvida sempre me leva a transcender a imaginação, a romper com o lógico e a habitar meus pensamentos. Estou apaixonada? Sim, pela vida!Ainda não por alguém!Fui e voltei à vida.

Sim, mas como identificar um poeta? Vou dar uma dica... Observe sua amiga, seu colega de trabalho, um familiar ou uma pessoa na rua, neste caso duas.

Quando a pessoa está apaixonada, ela ‘’fala com os olhos’’, fica ‘’boba’’, sabe aquele que diz: ’’Ai, nem sei o que disse!’’. Na verdade, as palavras se perdem nas frases.Você sorri só de lembrar da pessoa.

Mas, sim... O poeta nasce poeta? Ainda não vou responder, mas vou colocar a resposta do meu cunhado Márcio, que é poeta e que disse assim:

Dentro do poeta
Quando ele nasce
Vem com uma semente
Que só germina
Quando ele sente
E então cria,
Recria,
Faz-se chama ardente,
Torna-se diferente.
Porque se frio,
É indiferente,
Não germina,
Não desaparece,
Porém não cresce!

Confesso... Não fiquei surpresa com a resposta, pois é bem pessoal e unilateral, pois as poesias a meu ver brotam dos pensamentos, que transbordam do coração e que transpiram em sentimentos.

O certo, é que o poeta tem um pé de razão e outro de emoção, uma mão de sentimento que aperta e outra que deixar ir, um olhar que transmite quase sua essência e um falar que rima em verso e prosa.

Sobre a pergunta se o poeta nasce poeta, minha resposta é: 

"Quando nos apaixonamos, nascemos naquele momento!"



Bjs,
Alda