sexta-feira, 14 de junho de 2019

Ética de coerção x Ética de convicção


Segunda a filósofa Maria Lucia Helena Galvão, em uma de suas palestras dadas para os alunos da Nova Acrópole, existe uma diferença entre  ética de coerção e ética de convicção ao analisar o Conto Zen : ‘’ O roubo’’.

Bem, ela menciona que Platão dizia: ‘’Você é o que você faz até que a última porta se fecha atrás de você’’.Perfeitooooo!! Concordo... Até digo que devemos ser éticos em público e longe dele, pois isso mostra o nosso caráter e quem é realmente.

No conto ‘O roubo’’, um dos discípulos foi contra a ordem dada pelo monge, já que roubar sem ser visto era errado. O próprio discípulo disse que, ele mesmo saberia. E como esconder de si o que não era correto?

O monge queria transmitir uma mensagem, mas só um dos discípulos a interpretou na sua essência. Bem, minha pergunta: Quantas vezes você fez algo errado sabendo que era errado?

Enfim, a honestidade e a ética são virtudes pouco encontradas hoje, pois algumas pessoas são capazes de trair seus próprios amigos ou familiares , por exemplo, para se beneficiar.

Alda de Cássia


*Imagem:Crosp