sábado, 14 de novembro de 2015

O autoconhecimento.



É preciso conhecer o mundo? Não, conhecer a si mesmo, como dizia o filósofo Sócrates: ’’Conhecer a si mesmo'', significa descobrir Deus nos outros. Porém, é algo tão difícil. Não é verdade?

Eu sempre digo, que sempre nos surpreendemos com nossas reações diante do outro e da vida. Fatos inesperados, situações que tiram o nosso senso crítico ou que nos fragilizam emocionalmente, nos revelam que somos, nossa essência mais inconsciente.

Confesso que, já me vi ‘’revelada’’ em algumas atitudes minhas. Sabe quando você faz algo porque você acredita em seus princípios morais? Por tudo que você aprendeu com os seus pais?

Pois é... Certo dia estava indo até a farmácia, quando uma senhora aparentando ‘’lá os seus’’ 70 e poucos anos, mas não aparentando ser moradora de rua, aproximou-se de mim, pedindo dinheiro.

Bem, eu a olhei com uma cara de indignação, pois na minha cabeça ela não deveria estar ali e sim em casa, sendo amada e bem tratada pelos filhos e netos. 

Fui logo dizendo, que ela não deveria estar ali, pois era quase 1 hora da tarde, o calor estava intenso e logo disse: ‘’cadê os seus filhos?’’. A senhora, se fosse minha mãe, jamais estaria ali e que eu poderia até ajudar, mas não dando esmola.

Ela disse que eles estavam em casa então riu e seguiu tentando pedir dinheiro para outros. Confesso, que até pensei em comprar algo para ela, só que a indignação era tanta que não deu.

Cheguei em casa e contei para o nosso pai, que me deu ‘’uma bronca federal e estadual’’ (rs)...Disse que o filho dela poderia estar na esquina e vendo aquela situação poderia até me abordar outro dia na rua.

Hoje, quando vejo que é perigoso tirar dinheiro da bolsa, ou eu digo que ‘’não tenho, lamento’ e rezo um Pai Nosso, ou compro algo. No entanto, quando vejo que é constante, passo e ergo a mão dizendo negativamente que não tenho.

E você... Já se surpreendeu com alguma reação sua?

Bjs,

Alda 

Imagem: sites.pr.sebrae.com.br