quarta-feira, 11 de março de 2015

Revista: Vida Simples.


Gosto muito de ler os artigos da revista: ’’Vida Simples’’. Uma leitura muito agradável e rica de boas informações.Por isso, foi difícil escolher um assunto para compartilhar hoje por aqui!

Mas, escolhi um que vai interessar muita gente!É sobre o perdão!! O título é: ’’De onde nasce o perdão?". O texto é de Ivonete Lucírio, que conseguiu dar ‘’certa leveza’’ a um assunto que é muito ‘’delicado’’ de se falar.

Quem nunca foi ofendido? Quem nunca disse: ’’eu não perdoo’’? Quem já perdoou uma grande ofensa? Quem nunca perdoou? É difícil perdoar quem nos ofendeu, mas é necessário lidar com esse sentimento, muitas vezes de rancor, mágoa até de ódio no peito.

A chamada do texto começa assim: ’’Perdoar é algo que você faz por si mesmo, não pelos outros, ainda que seu beneficio se espalhe’’. É verdade! Sempre digo para meus pacientes e amigos: ’’Quando você não perdoa, a alma adoece é o corpo padece!’’.


Começa o texto contando uma história, onde um comerciante muito sábio foi assaltado. O bandido levou todo o lucro do dia, mas ao ver o ladrão sai correndo. Ele ainda teve tempo de dizer que perdoava o ladrão.

Quando perguntado sobre o porquê do ato, ele disse: ’’não quero ficar com essa mágoa para o resto da minha vida’’... Segundo o texto: ’’o perdão é algo que fazemos mais por nós mesmos do que pelos outros’’.

Confesso que nunca guardei mágoa, raiva ou ódio, pois, sempre acreditei que são sentimentos que ao entrarem no coração, deixam as pessoas amarguradas, com pouca fé e solitárias, pois o amor perde o seu lugar de plenitude.

Já perdoei o colega ingrato, a colega ambiciosa,a colega vingativa e até aqueles que me julgam sem saber quem sou de verdade. Não sou perfeita, por isso não me vejo em débito com ninguém. Pago tudo à vista ou parcelado, mas pago!(rs)

A resposta é oração.Devemos pedir a Deus sempre vida longa e feliz  para aqueles que nos fazem ou querem o nosso mal .Desejo amor,sempre amor.Jamais,sintonizar mal com mal.Tudo que você lança de pensamento negativo...Volta!!

Vou colocar algumas reflexões deste belo texto. Ok?

      *  ‘’Para perdoar é preciso olhar para dentro e correr o risco de até, perceber que você, ofendido, talvez também tenha alguma responsabilidade naquele ato’’.

     * ‘’Quem perdoa não esquece... Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul dizia: ’’Os sul-africanos devem recordar o passado terrível, para que possamos lidar com ele, perdoando, pois o perdão é necessário, mas sem nunca esquecer’’.

   *‘’O processo exige um investimento interno’’(Segundo a psicoterapeuta e neurocientista Ana Paula Cuocolo Machia)

       *Gilberto Gil diz na música Drão:’’não há o que perdoar, por isso mesmo é que há de haver mais compaixão’’

Falando de compaixão, o texto sinaliza que é preciso termos autocompaixão, pois, só assim conseguiremos perdoar o outro e nos perdoar.

Espero que você tenha a oportunidade de ler o texto na íntegra, porque é fantástico!!

Sempre, quando alguém me diz: ’’desculpe, não fiz por mau!’’, eu respondo: ’’Eu perdoo você...’’.Sempre é motivo de risos e descontração.

Super dica de hoje!

Bjs,
Alda