segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Emoção, afeto e amor - Ingredientes do processo educativo.


No prefácio do livro: ’’Emoção, afeto e amor - Ingredientes do processo educativo’’, o autor, Augusto Cury, faz uma reflexão: "Onde a emoção contribui com a arte de pensar?" Segundo ele, o autor Fernando Monte-Serrat  neste livro menciona, com base em suas longas experiências, que a emoção penetra ‘’sutilmente no processo global de aprendizagem e, consequentemente, no desenvolvimento do autoconhecimento, da sabedoria, da performance intelectual da sociabilidade’’.

Em um livro que parece um bate-papo informal, o autor compartilha um pouco de suas experiências como psicopedagogo. Conta o seu primeiro dia na Escola em Ribeirão Preto. Da excitação dos alunos pela volta às aulas ou das expectativas daqueles que estavam chegando pela primeira vez na escola.

Fala também, do turbilhão de emoções vivenciados naquele momento por ele.Sua chegada na escola.Do momento mais importante na vida de um aluno,a alfabetização.

Ele diz: ’’Aprender a ler e a escrever é um bilhete para entrar em um mundo novo e fascinante, o infinito mundo das palavras, das ideias, das vivencias, das emoções. Foi o inicio de uma longa jornada de descobrimento do mundo e de emancipação cultural e social... ’’

Bom, este livro fala sobre "emoção e aprendizagem’’, ‘’afetividade e cognição’’, ‘’amor: o caminho mais excelente’’ ‘’somos seres complexos’’, ‘’subjetividade e aprendizagem’’, ‘’memória e aprendizagem’’. Entre outros temas, relacionados a emoção e à educação.

Nossa dica de hoje!

Bjs,
Alda