quinta-feira, 6 de setembro de 2018

‘’Não o deixe no celular o dia todo. Brinque com o seu filho... ’’





Tenho orientado alguns pais durante as avaliações das crianças para verificar se são elegíveis ou não para os Programas do Centro de Saúde em que trabalho, que atende crianças com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Pois bem, tenho visto e detectado que algumas crianças chegam com o sensorial empobrecido, devido à falta de estimulação adequada, com privação de estímulos de fato...Crianças indiferentes ao meio ou agitadas.Sem contato visual, pois estão ''esperando'' algo...Crianças que não sabem brincar...Brincar é um instrumento de aprendizado (brincar é IMPORTANTE para o desenvolvimento da criança).

Quando começo a perguntar sobre o brincar da criança, constato que os celulares e os tabletes são utilizados como recursos para deixar a criança ‘’quieta’’. Cadê o brincar com bola?Cadê o brincar com a boneca? Cadê os jogos de encaixe? Na verdade, alguns pais pensam que dar um celular ‘’top’’ ou um tablet é educativo. Não é verdade?

Nada contra os celulares e os tabletes com jogos educativos, mas nada substitui sentar no chão com o seu filho e brincar. Nada substitui o ‘’cuidado que a torre vai cair’’ ou ‘’ você vai conseguir girar o pião’’.

Lembro que nossos pais sentavam com a gente no chão e brincavam até eu e a "mana abençoada" começarmos a abrir a boca, por exemplo. Celular? Tablet? Não existia na época e deve ser por isso, que gostamos de jogar dominó e de jogos de raciocínio lógico... Bons tempossss!


Lá vai pergunta: Você brincava ? 

Bjs,
Alda de Cássia

*Imagem:Maternal - Uol