quarta-feira, 3 de maio de 2017

Livro: Pensar bem nos faz bem!


*Imagem*
 Acabei recentemente o terceiro livro da coletânea ‘’Pensar bem nos faz bem!’’ do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella: Fé, sabedoria, conhecimento e formação.

Mais um livro bem interessante. Cada assunto vem com uma reflexão e uma sabedoria como mensagem, só que de uma forma acessível e peculiar.

Até digo que, são ‘’pérolas filosóficas’’ com proposta a levar o leitor a ‘’parar e pensar’’ a cada parágrafo ou página virada. Na verdade, este livro faz de um ‘’ponto’’ um ‘’ponto e vírgula’’.

Mas, vamos ao que interessa. Não é mesmo?(rs)

 Escolhi falar um pouco de um de seus textos. Qual?’’ Formação de caráter’’, mas é claro que só vou refletir de forma pessoal o que li e agreguei como conhecimento.

 O certo é que, Mario Cortella deixa bem claro a relação do caráter com aquilo que nos define, dando-nos uma identidade própria. Pensei: Será que já nasce pronto?

Não, não. Ele diz que somos moldados no decorrer da vida. Deve ser por isso que existem pessoas, que apesar da má índole do pai ou mãe, são tão generosas que até surpreendem pelos seus atos.

Bem, vou colocar duas frases que falam sobre ‘’caráter’’. Frases de pessoas que expressam o que é ser uma pessoa com uma boa índole e comungo do mesmo pensamento.

Ah! Vou deixar o link de onde fiz a pesquisa, pois achei muito oportuno com o texto do Mario Cortella.

Vamos refletir: 

‘’Minha doutrina é esta: se nós vemos coisas erradas ou crueldades, as quais temos o poder de evitar e nada fazemos, nós somos coniventes’’

(Anna Sewell)

 

‘’As causas não determinam o carácter da pessoa, mas a manifestação desse carácter, ou seja, as ações’’ (Arthur Schopenhauer)

 


Bjs,

Alda 

*Imagem: Estante Virtual