quinta-feira, 27 de abril de 2023

De mal com o espelho

                                 

 

  Você sabia que algumas pessoas estão de ''mal com o espelho''? É verdade! Algumas pessoas  fogem do espelho, outros ao olharem a sua imagem  ''não gostam do que reflete'' e outros nem pensar em olhar.

   Li um artigo referente ao assunto, na revista ''O mundo secreto do cérebro'' da editora Alto Astra, e  nela algumas pessoas, acabam se ''desencontrando de si'', ou seja, não conseguem reconhecer quem são diante do reflexo da sua imagem corporal no espelho.

   Você sabe quando reconhecer em si e no outro essa distorção da imagem? Que segundo os especialistas é considerado como um transtorno.

  Vamos lá ...Quando você começa a não '''se encaixar no padrão'' exigido pela sociedade, a sensação de exclusão ou não aceitação é o alerta !

Agora duas perguntas  antes de seguirmos neste bate-papo: Você precisa mesmo dar s atisfação do que faz, com quem faz e da forma que faz?E outra... Se você está satisfeita com a sua imagem...Para que tentar ''se enquadrar ao padrão'' que a sociedade dita?

O cirurgião plástico Milton Perazzo mencionou no artigo: '' A pessoa que apresenta o transtorno possui uma preocupação exagerada com a aparência ou com algum defeito específico.Pode ser confundido com vaidade exagerada ou com o desejo contínuo de tentar melhorar sua imagem sem sucesso''.

 O que fazer Alda? Meu conselho: Vá para frente do espelho é diga : ''Eu sou grata pelo que sou, pelo que conquistei e pelo que vou ainda conquistar. E nada e ninguém possui o poder de me comparar a ela ou a ele''

Enfim, faço a indicação de leitura integral desta revista, pois possui outros assuntos bem pontuais sobre o cérebro, saúde física, emocional e mental.

 Aqui alguns links para pesquisa:

 https://www.cirurgiaestetica.com.br/distorcao-de-imagem-o-que-e/

https://biancathurm.com.br/2021/07/27/quais-sao-os-sinais-da-distorcao-de-imagem/ 

https://www.cellerafarma.com.br/saude-mental/disturbio-de-imagem-entenda-o-que-e 


 Alda de Cássia  

Imagem: Freepik