segunda-feira, 1 de maio de 2017

Dia do Trabalho




Hoje o dia amanheceu preguiçoso ... (risos). É feriado !!! E em uma segunda-feira com sensação de extensão do domingo, mas um dia para refletimos a importância do trabalho em nossas vidas. Então, vamos a reflexão juntos ...

Você já se imaginou acordar todos os dias e não ter nada para fazer? No início parece que as férias chegaram. Sem precisar correr para tomar banho e pegar o transporte para chegar no horário no trabalho. Certo? Agora, imagine 60 dias só dormindo, comendo e vendo televisão. Imaginou? Para comprar e fazer comida você trabalha. Certo? Para lavar roupa e demais tarefas também !!! Ufa !!! Deu até preguiça de pensar em não fazer nada... (risos). Agora se você curtir seus 30 dias de férias com a família, acordando tarde, assistindo televisão até tarde e tudo que você programa para quando as suas tão sonhadas férias chegam é um fato! Porém você sabe que depois de um mês de férias é hora de voltar e rever os amigos de trabalho, "cuca" fresca, novas ideias na ponta da língua e aquela prazerosa satisfação quando você faz o que ama. Issoooo !!!! Já gostei de imaginar. Entãooooooooo aproveitaaaaaaaaaaaaaaa!!! Nós estamos fazendo o que a moça da fotografia está fazendo. Lendo um bom livro. Tudo bem que falta a praia neste momento, mas a nossa imaginação vai longeeeeeeeeeeeeeeeeee !!!! Rs.

Pegando um voo rápido ...

E mais uma vez nosso associado e amigo, Márcio José Rodrigues, trabalhou em um artigo que fala desse dia. Veja alguns trechos abaixo e caso queira ver na íntegra vou postar o link daqui a pouco.

F-E-L-I-Z  D-I-A   D-O  T-R-A-B-AL-H-O  !!!!

Bjs,

Vi e Alda

*******

No dia 01 de maio comemora-se o Dia do Trabalho. A referida data diz respeito a um episódio da História, quando em 01 de maio de 1886 houve uma greve que paralisou as indústrias da cidade de Chicago, nos Estados Unidos. A greve ocorrida no dia 01 de maio foi alvo de violenta repressão policial, o que provocou uma reação dos trabalhadores em uma série de manifestações em dias seguintes.

O contexto histórico desses eventos relacionava-se com a Revolução Industrial, que estava a pleno vapor, tendo começado na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e que no final do século XIX encontrava-se já em sua segunda fase, com o uso cada vez maior do aço, da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, assim como o capitalismo já passava para um outro momento, o da concentração em grandes conglomerados, como os trustes e carteis, havendo um fortalecimento do capital financeiro sob controle de poderosos bancos e um imperialismo econômico e político das grandes potências industriais como Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha, imperialismo que viria a causar em 1914 a I Guerra Mundial.
Márcio José Matos Rodrigues - Professor de História


Imagem: Blog -  livroscomchadastres.blogspot.com.br