domingo, 5 de julho de 2015

Livro: O estranho Mundo de Jack.

Este é um lindo emocionante livro, em forma de Mangá, e que deve ser lido no sentido de leitura japonesa, ou seja, você tem que ir para o fim do Mangá para começar a história.

Confesso que este não é o meu primeiro Mangá que comprei, pois na época em que eles chegaram ao Brasil, comecei a me interessar, já que vi muitos jovens lendo-os e, como gosto de estudar  comportamentos, fiquei fascinada com a perspectiva de um novo olhar comportamental.

Pois bem, esse Mangá conta a história de um lindo caso de amor entre Jack, mestre e senhor absoluto das noites de Halloween e Sally, uma boneca de pano que esconde seus sentimentos por ele.

Começa com a seguinte fala de Jack:

"E eu, Jack, Fantasma-Rei, estou aborrecido e por que não sei.
Guardo dentro de mim, e desconheço o que pode ser um vazio que não consigo entender, longe do mundo que eu tenho, não sei explicar o que é isto que anseio.’’

Quem nunca sentiu uma sensação assim? Uma busca por algo que a razão não captou? Um vazio sem fim?

Como toda história de amor platônico, Sally suspira pelas festas por Jack. Ela até se contenta em vê-lo de longe. E ela até diz:’’E-eu...Não posso fazer nada ‘’além de observar de longe...’’.

É verdade! Por mais que seja um conto de fadas de terror, existe uma realidade. Qual? A do encantamento pelo outro. Aquele, descoberto, de que você gosta de alguém...Típico Amor Platônico!

Amor Platônico? O que é? Segundo Site Significados é:

‘’Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O amor platônico, não se fundamenta num interesse, e sim na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das ideias, onde tudo era perfeito e que no mundo real tudo era uma cópia imperfeita desse mundo das ideias. Portanto, amor platônico ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, mas que não existe no mundo real, apenas no mundo das ideias. ’’

Pois bem, Sally sai de casa e encontra no cemitério Jack em um momento de reflexão em voz alta:

‘’Mas...Todo Ano ...é sempre a mesma coisa..Agora,até ouvir os gritos me incomodam...Quem poderia entender meus sentimentos?Todos me aplaudem, mas há tristeza em meu coração...Tenho dentro de mim um grande vazio que não entendo...Eu sonho com alguém além do mundo que tenho...Algo que não sei explicar...’’ .

Quando Sally o ouve ela reflete:

’’Jack...Eu tenho esse mesmo sentimento...Eu entendo...O vazio em seu coração...Eu ...Estou certa de que o compreendo...’’

Então, é nessa busca pelo outro que a história acontece!

Super Dica de hoje!

Bjs,

Alda