segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Filosofia para crianças.


Lendo, a revista ‘’Filosofia’’, fiquei refletindo sobre um dos belos e interessantes artigos: ’’Filosofia para criança’’. Quando li, pensei: "por que, na época da nossa infância, não existiam livros de filosofia para crianças?".

Para quem desconhecer o que significa filosofia, vou dar uma "ajudinha’’. Filosofia segundo o Google.Para conhecer mais aqui o link:  http://bit.ly/20BUhSR

‘’Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.’’

Vamos lá! No artigo escrito por Meyre Guariso que é graduada em matemática e Filosofia pela PUC – Campinas, ela fez um apanhado bem acessível e conseguiu refletir a realidade atual. Bem, como faço vou colocar algumas de suas reflexões e quem tiver a oportunidade de ler na íntegra vai gostar.

*    "É na infância que a mente consolida importantes aprendizados que seguirão vida a fora na adolescência e vida adulta’’.

*    "A filosofia contribui para se manter aberta sempre a pergunta pelo sentido de como vivemos e do que vivemos’’ (cita o prof.Wlater Omar Kohan).
               
*    "As crianças possuem, naturalmente, uma aptidão para o novo, para a pergunta, para o questionamento sobre o mundo que a cerca’’.

*    "Trazer a Filosofia para a criança é transformar sua habilidade natural para a curiosidade em questionamento, em confrontação de ideias e atitudes, é capacitá-las a participar de sua própria formação como individuo’’

Belas reflexões a cerca da necessidade da filosofia fazer parte do universo infantil. Bem, vou fazer uma parada por aqui, pois lembrei que, quando eu e a ‘’mana abençoada ‘’éramos crianças, tínhamos sempre uma pergunta na ‘’ponta da língua ‘’e nossos pais ‘’sofriam muitooo’’ quando começávamos a perguntar (rs)

O que perguntávamos? Fui perguntar para a nossa mãe, ela veio logo falando: ‘’Vocês perguntavam tudo. Tudo queriam saber. Eu e o seu pai tínhamos sempre de responder, pois vocês só sossegavam quando dávamos as respostas’’.

Ela disse: ‘’Um dia, você pisou em um pintinho e o esmagou sem querer quando corria atrás dele, e, depois do que ocorreu, você perguntou se no céu tinha um galinheiro? Respondi que não! E você arrematou: ‘’Então, ele vai morrer duas vezes, já que ele vai ficar triste no céu sem a mãe dele! E se a gente comer a mãe dele será que ele vai ficar feliz por lá?’’

Já a ‘’mana abençoada’’, diante do fato, falou na época: ‘’Matadora de pintinho, não vais dormir à noite, pois ele vai piar toda noite nos teus ouvidos. Quero ver agora!’’. Digo a vocês, que mesmo a nossa mãe dizendo que não seria possível isso, fiquei um bom tempo com medo dele piar a noite, querendo brigar comigo’’. (rs).

Ainda neste contexto, Meyre Guariso diz: ‘’Apresentar a Filosofia às crianças seria, assim, redundante, no sentido de que estas já a conhecem, mas ainda não foram devidamente apresentadas ao filosofar’’.

Bjs,

Alda