segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A sabedoria de Buda

A filósofa Lúcia Helena Galvão na palestra sobre ‘’A sabedoria de Buda’’, faz uma leitura do Dhammapada, também chamado de caminho do Dharma é um escrito budista que foi dito como textos de Buda.

Ela faz uma reflexão: ‘’ ’Pensar pequeno é se afogar em um copo d´água’’. E vai além quando diz que, pensar grande é ‘’ Valorizar as coisas na sua devida proporção’’. O que significa? Dar o valor a quem tem valor e aquilo que tem o seu real valor em cada circunstância.

Pois é, ‘’pensar pequeno é se afogar em um copo d água ‘‘... Hummm...Pensei em um homem que tinha o sonho de ter o seu próprio negócio e lia tudo sobre empreendorismo. No trabalho era chamado para dar sugestões sobre estratégias de como impulsionar os novos produtos nas mídias sociais.

Uma das suas  idéias inovadoras foi tão boa (qualquer dia compartilho a ideia em outro conto), que ele recebeu uma promoção e muitos elogios, pois as vendas triplicaram e a empresa teve que montar uma nova logística para atender tantos pedidos.

O que aconteceu? Ele achou que não seria capaz de ter novas idéias inovadoras e passou a ficar em sua sala fazendo o que fazia sempre: planilha de vendas e controle de produtos e a cada dia se sentia infeliz no ambiente de trabalho.

Moral da história: ‘’Pensar pequeno é se afogar em um copo d´ água’’


Alda de Cássia

*Imagem: Google