sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Inveja – Mal Secreto.


Neste áudio livro ‘’Inveja – Mal Secreto’’, Zuenir Ventura inicia falando sobre ‘’A minha Invejável Família’’.

Cita definições sobre a palavra ‘’inveja’’, por vários compositores, escritores e filósofos. Por exemplo, ’’Sucesso no Brasil é ofensa’’, dita por Tom Jobim e ‘’O invejoso chora mais o bem alheio do que, o próprio bem’’... Francisco Quevedo.

Um livro que fala sobre a inveja, sem ‘’máscaras’’, sendo ela um dos 7 pecados capitais.Este áudio livro é uma analogia também com a doença que destrói de forma invisível, o câncer.

Foi mais de um ano de pesquisa com psicanalistas, por exemplo. Faz relatos pessoais com reflexões precisas.

Ele inicia o livro com um ALERTA:

‘’Aos navegantes, os que pretendem empreender esta viagem, o autor pede que levem consigo, no caso de ser perderem 3 distinções básicas:Ciúmes é querer manter, o que se tem; Cobiça é querer, o que não se têm e Inveja é não querer que o outro tenha’’.

E, preste atenção, a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma, a preguiça se derrama, a gula engorda, a avareza acumula, a luxúria se oferece, o orgulho brilha; só a inveja se esconde e que tome cuidado... ’’

Ah, existem histórias com personagens que refletem sobre o tema ‘’inveja’’. Cito dois personagens: A emergente Vera Loyola e um padre.

‘’O verdadeiro amigo não é o que é solidário na desgraça, mas o que suporta o seu sucesso’’(Vera Loyola).

‘’ A solidariedade na alegria é muito rara. Inveja é como a serpente, seu símbolo ataca de perto’’(O padre).

Temos uma novidade !!! Saiu hoje, no jornal "O Liberal", do nosso Estado do Pará. Leia na íntegra abaixo:

"Novo membro da ABL Zuenir Ventura agora é imortal.

Autor de várias obras, entre elas "1968 - o ano que não terminou", o jornalista de 83 anos, ocupará a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, substituindo o dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna."

(Fonte: Jornal "O Liberal" - www.oliberal.com.br)

Muito interessante!
Dica de Hoje!

Bjs ,

Alda