terça-feira, 22 de agosto de 2017

LIVRO:Contos Terapêuticos - À Procura de Respostas


Hoje, vou compartilhar mais um conto do nosso livro: ‘’Contos Terapêuticos - À Procura de Respostas’’, chamado:  ‘’Uma Carta para Deus’’, com a revisão da nossa amiga Sylvia Calandrini  e que foi lançado pela editora Paka-Tatu ano passado.

Psiuuuuuu... Um segredinho: Logo, logo vamos lançar o segundo livro e que vai trazer 10 contos terapêuticos bem reflexivos, fruto das minhas experiências profissionais como terapeuta ocupacional.

Vamos lá!





   
                   Uma carta para Deus

  
Ouço uma música! Ela fala de Amor em sua melodia. Um silêncio no quarto... Sinto a Sua presença, meu Deus! Deus de amor! Sempre sinto a sua presença, principalmente nas horas que não sou compreendida, quando alguém olha para mim com indiferença.

É forte a sensação que está aqui! Sinto!! O vento bate e entra no meu quarto trazendo a brisa da noite que chega. E eu aqui a escrever para o Senhor!

Quantas pessoas vivem hoje sem conhecê-lo e sem sentir a Sua presença? Talvez por isso muitas matam e se matam. Brigas, guerras, são consequências da falta de Deus nos corações.

Pobres criaturas! Muitas não percebem que os raios de sol vêm das Suas mãos e que irradiam Amor em forma de luz. As estrelas surgem quando o Senhor estala os Seus dedos e nos avisam, naquele pontinho de luz, que o Senhor está ali.

As flores! Que belas são quando desabrocham! Sei que elas se abrem porque sentiram o Seu toque. Todas as vezes que alguém faz o bem ao seu próximo, o Senhor responde ao mundo que está feliz desta forma. Ai se todos soubessem disso! Quanto bem faria aos mais pobres dentre os pobres!! Como Madre Teresa de Calcutá fazia em vida.

As crianças que vem ao mundo são a certeza de que o Senhor, meu Deus, acredita que o homem um dia será a Sua semelhança, não de aparência, mas de bondade e humanidade.

Nasci com um cromossomo a mais. No par 21 dizem que sou Síndrome de Down. Na verdade, sou Maria Cecília, a irmã do Haroldo. Por sinal, meu irmão, assim como os meus pais, tem um imenso amor por mim.

Sabe como é amor à primeira vista?

O que é ser diferente? Não sei! Mas lá na APAE sou vista com uma criança que nasceu com um atraso. Hoje, sei que isso significa dificuldade em meu desenvolvimento. Por exemplo, demorei a andar, a falar e a escrever. Só isso!

Meus colegas de turma, o Gustavo e o Artur José, também passaram por isso e estão aí para provar que somos diferentes sim. Nem os gêmeos univitelinos são iguais na aparência.

Imagine nós!

Talvez eu seja diferente porque desejo que um dia não exista mais no mundo a fome, que as pessoas não fiquem dormindo nas ruas, que ninguém abandone os seus pais quando eles ficarem velhos, que um filho nunca levante a voz para a
sua mãe e que Deus toque o coração daqueles que fazem o mal ao seu próximo.

Isso é ser diferente? Eu sou!

Termino aqui a minha cartinha ao Senhor, que é meu Deus. E vou colocá-la esta noite debaixo do meu travesseiro para que eu sinta a Sua presença quando vier buscá-la.

Saiba, meu Deus, que desejo que um dia as pessoas sejam melhores do que são. Quando o Senhor permitiu o nascimento de uma criança com Síndrome de Down, ou seja, tendo 1 cromossomo a mais, no par 21, foi para dizer ao mundo “AMO 21 VEZES VOCÊS!”. Saiba que quando sou amada pelo que sou e não pelo que as pessoas desejariam que eu fosse, eu irradio 21 vezes o Seu amor que guardo no peito.

Obrigada, meu Deus, por me fazer um instrumento do seu amor!

               PARA REFLETIR

Padre Marcelo Rossi, no livro Ágape, escreve: “O Amor a Deus é o amor aos irmãos”. É tão reveladora essa palavra!Como podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não somos capazes de amar ao nosso irmão, a quem vemos, com quem convivemos?          

Quantas vezes você sentiu a sensação de ser “um peixe fora d’água”? No nosso primeiro dia de trabalho, a sensação de “preciso me identificar com alguém” vem à tona.

Ir para uma festa com amigos é uma coisa. Chegar sem conhecer ninguém é como se você tivesse exagerado na maquiagem ou vestido a roupa errada. Todos olham ou ninguém olha. Você já passou por isso? Já! Então, sabe a sensação de “peixe fora d’água”.

Todos somos diferentes! Imagine o arco-íris com duas cores iguais. Nem pensar!! A beleza reside nas diversidades das cores!

               TEMAS
Amor,
Deus e
amizades.

Ser diferente é ser você!

Li uma vez uma frase que trazia a seguinte reflexão: “Deus criou as pessoas com deficiências porque Ele acreditava na Humanidade”.

Sempre digo para as mães que atendo no setor de Terapia Ocupacional: “Não vejo seu filho como deficiente e sim como uma criança que precisa se amada e estimulada para ser feliz.

Só assim, veremos todas as suas potencialidades e não as suas limitações”.

Eu faço a diferença neste mundo. E você?

Deus nos fez diferente para saber identificar seus filhos no meio da multidão!

Bjs,
Alda de Cássia

Arte da capa:Vitória de Cássia