domingo, 5 de janeiro de 2020

Quando a morte vira liberdade













Esquisito? O que significa isso Alda? Morte? Liberdade? Sim...Aqui vou falar em sentido figurado,mas com o significado que cada um de nós possui uma forma de lidar com a morte de alguém, principalmente as crianças.

Aqui... ‘’Caso de família’’! Quando chega ao final do ano , historias de família surgem entre uma conversa e outra.Nossa tia contou mais uma de tantas que já contou quando era criança e adolescente.

Ohhh!  Vida! Ohhhh!  Lembranças que nos fazem lembrar de um passado que se torna tão presente quando lembrado e contado no presente do presente.Vamos lá! Falando de um susto que ‘’levou’’ e que poderia ter levado a morte, à morte veio ‘’na conversa’’!

Ela quando criança gostava junto com os irmãos de fazer ‘’quarto’’ nos enterros.Era uma oportunidade de sair de casa, já que na época elas eram muito ‘’presas’’, daí porque fiz a relação da morte com a liberdade.

Com um senso de humor enorme, ela disse que gostava, pois eles comiam biscoitos, tomavam café e brincavam de pegar ‘’mangas’’ quando chovia nos cemitérios e a correria ‘’abraçada’ com a liberdade era imensa.

E até contou que a minha mãe e da mana, em um desses enterros cometeu um erro chamado ‘’coisas de crianças’’. Simmm!!! Ela saiu de casa com as irmãs com o pensamento. ’’Vou ter que falar meus sentimentos para a família enlutada. Mas mesmo assim disse: ‘’Meus parabéns!’’.

O que aconteceu? Risos em meio as lágrimas e dores da perda, mas foi algo tão espontâneo de uma criança que os risos amenizaram quem estava ali fazendo a sua despedida eterna e ela apenas ‘’sentiu’’ que falou ‘’algo errado’’, porém não foi repreendida e sim acolhida na inocência de uma criança.

Enfim, sai de lá com ‘’um olhar’’ diferente para a morte no ‘’olhar da minha tia’’, que participava  de enterros de vizinhos  quando criança e reflexiva fiquei:’’Qual o significado da morte para uma criança? Quais os sentimentos de uma criança naquela hora?Será que os pais conversam antes e após o enterro sobre a morte e a vida?’’

Alda de Cássia

*Imagem: Cientista que virou mãe