sexta-feira, 6 de maio de 2016

Contos Populares de Portugal.


Hoje, vou compartilhar mais uma indicação de leitura: "Contos Populares de Portugal’’, do escritor José Viale Monteiro e lançado pela editora Aquariana Ltda.

Cada conto é cheio de riquezas culturais e tradições de Portugal. Uma viagem literária bem curiosa neste universo onírico. Lembrei da nossa mana amiga, Benvinda Neves, uma portuguesa apaixonada pela sua terra natal e que em seu Blog consegue expressar todo este amor com lindas postagens da lá!

São 46 contos populares. Alguns curtos e outros, um pouquinho longo, mas que não deixam de simbolizar sua riqueza literária. Qual conto escolher?

Ai, ai...Foi muito difícil, pois cada um é cheio de sabedoria.’’! Mas escolhi: ‘’O galo e a raposa’’, que conta a história de um galo e de uma raposa. O galo vendo a aproximação da raposa, subiu em uma árvore. A raposa viu  e disse que havia ‘’uma ordem do governo para nem os homens e nem os bichos fazerem mal uns aos outro’’.

Só que, o galo ouviu um barulho "acolá" e disse para a raposa. Só que já era tarde e os cães dos caçadores começaram a correr atrás da raposa. O galo então gritou:

‘’_ Mostra-lhe a ordem! Mostra-lhe a ordem!’’

Bjs,

Alda