sábado, 23 de abril de 2016

Livro: Mitos Folias e Vivências.

Hoje, quero falar de um livro bem interessante: ’’Mitos Folias e Vivências’’, organizado por Humbertho Oliveira, lançado pela editora Bapera Mauad X e que faz parte da coleção ‘’Alma Brasileira’’.

Os autores são: Walter Boaechat, Isabela Fernandes, Wagner Diniz Chaves, Juliana Manhães e Humbertho Oliveira, que juntos conseguiram retratar o universo dos mitos através de estudo.

O grande escritor Leonardo Boff, fala sobre o livro: "Os autores escolheram o caminho mais adequado, o estudo dos mitos, dialogando com um mestre da interpretação do mito que é C.G.Jung, com sua teoria dos arquétipos coletivos’’.

O que me chamou atenção no livro? Bem, a dinâmica do estudo, a citação detalhada e minuciosa de alguns mitos. Eu e a ‘’mana abençoada’ crescemos neste universo de contos, lendas e mitos. Por isso, meu interesse literário sempre busca ‘’algo novo’’ para acrescentar em minhas ‘’teorias lendárias da infância’’.

Vou citar: ‘’O curupira e os mitos de inversão’’, de Isabela Fernandes que é professora doutora do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que com preciosidade  na pesquisa conseguiu responder algumas de minhas dúvidas sobre o mito ‘’Curupira’’.

Bem, vou citar em tópicos o que descobri e que, de alguma forma, solucionou algumas das minhas curiosidades desde a infância. Ah! Para quem não sabe, o Curupira é um deus que protege as florestas e que tem os pés voltados para trás.

Ops! Aqui no Pará chamamos de ‘’Muciço’’!

Vamos lá!

ü  ‘’No Pará, quando se viaja pelos rios e ouve-se alguma pancada longínqua no meio dos bosques, os remeiros dizem que é o Curupira que está batendo nas sapupemas, a ver se as árvores estão suficientemente fortes para sofrerem a ação de alguma tempestade que está próxima’’.

ü  ‘’Todo aquele que derruba, ou por qualquer modo estraga inutilmente as árvores pelos bosques, é punido por ele com a pena de errar tempos imensos pelos bosques, sem poder atinar com o caminho de casa, ou meio algum de chegar entre os seus’’.

ü  ‘’Para Câmara Cascudo, o Curupira teria sido um dos primeiros ‘’duendes das matas’’ ...’’

ü  ‘’O nome Curupira significa ‘’corpo de menino’’...’’

Enfim, a proposta da autora é ‘’investir na analise de alguns traços semânticos que relacionam a imagem do Curupira aos símbolos de inversão’’. O fato, é que é um estudo muito interessante e que até traz contos dos índios do rio Solimões.

Super dica de leitura!

Bjs,
Alda