sábado, 9 de março de 2024

Maestro Herbert Von Karajan

 

 Sabe aquele dia que, como os jovens dizem, você fica de ‘’bobeira’’ e resolve pegar o primeiro Dvd que está a sua frente? Pois é, foi bem assim comigo! Este que vou compartilhar é uma daquelas relíquias que tenho no fundo do baú e que resolvi dar uma ‘’olhadinha’’ outra vez.

Qual? Da coleção (Deutsche Grammophon) ‘’História da música clássica’’, neste caso Beethoven (sinfonias 7, 8 e 9), que teve as interpretações de Gundula Janowitz (soprano), Christa Ludwig (contralto), Jess Thomas (Tenor) e Walter Berry (baixo), com a participação da orquestra mítica Filarmônica de Berlim e do maestro Herbert Von Karajan.

Confesso que, bem atípico das minhas preferências, mas deve ter sido por isso que resolvi assisti-lo, tentando entender que aquelas ‘’elevações de vozes’’ eram uma interpretação dramática de um ato, na sessão ‘’bônus’’ além das danças muito expressivas. Aff! Fiquei zonza só de ver no inicio!(rs)

Como se diz por impacto: ’’Logo de cara’’a Symphony No.7 in A major op.92 - II, Allegretto, com a orquestra de Berlim regida pelo maestro Herbert Von Karajan.

 

O maestro passou regendo de olhos fechados, mas com uma eloquência de movimentos com as mãos e com o corpo de ‘’arrepiar’’.Cada movimento feito para os seus músicos era minucioso e delicado...Uauuuu!

E assim foi com cada sinfonia da sétima à nona! Desde a Symphony n.8 in F major, Op.93, até Symphony n.9 in D mínor, Op.125, onde os locais das apresentações apresentavam modificações na disposição dos músicos, mas, ressalto, o maestro em todas as regências não abriu os olhos.

Desconfio que ele estava sendo movido por uma forte emoção proporcionada pela música... ‘’vista pelos olhos do seu coração’’ e sentida pela vibração da sua alma... Só pode!(rs).

Enfim, as óperas interpretadas foram o ponto ‘’alto’’ da coleção, que em cada interpretação feita pelos bailarinos, lembrei do tempo que eu e a ‘’mana abençoada’’ dançávamos no Theatro da Paz com o grupo de dança de balé do professor Augusto.

Bravoooooo!

Alda de Cássia 

*Imagem: Pinterest