quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Livro: Fatos & Mitos sobre sua saúde.


Vamos falar sobre saúde hoje. Ok? No livro do Dr.Fernando Lucchese, ‘’Fatos & Mitos sobre sua Saúde, lançado pela editora L & PM Pocket.

Ele selecionou alguns temas e, as  172 questões do livro, foram esclarecidas com uma linguagem acessível e muito dinâmica, tanto que li o livro em menos de 1 hora.

Então, vou compartilhar algumas de minhas dúvidas. É verdade! Muitas vezes, se ouve de tudo, menos a verdade sobre a saúde!

Sempre falo para os meus pacientes, que somos o que comemos e o que falamos sobre o que comemos, por exemplo,muitos de nós sabem que ‘’aquela coxinha da rua’’ é muito gordurosa. Mas muitos ainda continuam comendo e, o pior, colocando ‘’maionese e katchup’’!
 Vamos lá!

* Esquecer ou ter Alzheimer?

Para o Dr.Fernando, o esquecimento ocorre frequentemente com todos, pois somos, em alguns momentos, desatentos, estressados e temos excesso de trabalhos.

O Mal de Alzheimer é ‘’a perda da habilidade de manejar situações anteriormente comuns, como reconhecer objetos e pessoas íntimas ou mesmo o caminho de casa.

* Sapato de bico fino causa joanete?

Ele responde que o uso constante de sapatos altos e de bico fino altera a anatomia dos pés podendo desenvolver joanetes.

* Café faz bem para o cérebro?

Estudos levam a crer que sim! Segundo o autor o costume de tomar uma xícara de café por dia pode diminuir o risco de Doenças de Parkinson em 40% e de Mal de Alzheimer em 20%.

Alguns outros assuntos abordados são:

* Vinagre dá brilho aos cabelos?
* Suar demais é doença?
* Hepatite contagia através dos alimentos ou do beijo?
* Ler em automóvel em movimento causa tonturas

São muitos, que eu ficaria a noite toda aqui. Mas esse último foi muito oportuno, até porque gostava muito de ler no ônibus até a casa dos meus pacientes e, confesso, que uns diziam: "vai ter descolamento de retina’’. Outros: ‘’vai te dar dor de cabeça’’ enfim, muitos ‘’mimimi’(rs).

O certo, é o livro do Dr.Fernando Lucchese é um convite ao cuidado com a saúde!

Super dica de Hoje!

Bjs,
Alda